TIM anuncia novo recorde das Américas em teste de velocidade 5.5G

tim
A operadora alcançou a marca de 11,6 Gbps, uma velocidade 10 vezes maior quando comparada com a atual velocidade do 5G Foto: Divulgação

A TIM anunciou, nesta terça-feira (27), um novo recorde de velocidade das Américas em testes do 5.5G, ou 5G Advanced, ao alcançar no seu laboratório no Rio de Janeiro uma velocidade de transferência de dados de 11,6 gigabits por segundo (Gbps).

Evolução

A nova tecnologia, cujo nome definido pelo ente de padronização é 5G Advanced, é uma evolução da quinta geração de telefonia celular e permite velocidades dez vezes maiores das velocidades atuais do 5G atual.  

O desempenho recorde da operadora líder em 5G no Brasil comprovou a viabilidade de alcançar prestações extraordinárias, com um melhor e mais eficiente aproveitamento do espectro de quinta geração, provendo uma melhor experiência aos clientes e às aplicações IoT. 

Marco Di Costanzo, diretor de Desenvolvimento de Rede da TIM Brasil, reforça a importância de conduzir testes de novas tecnologias dentro de um projeto robusto de evolução das redes móveis no Brasil e no mundo: “Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados, que reforçam o espírito de pioneirismo da TIM.

Corrida por inovação

 A operadora foi a primeira no Brasil a ativar o 5G Stand Alone (SA), a primeira a alcançar a maior velocidade com o 5G (5,4 Gbps em 2022) e agora fomos os primeiros a chegar com 5G Advanced, também conhecido como 5.5G. Somos líderes em 5G e damos mais este passo rumo a uma melhor qualidade do serviço e eficiência de nossa rede”, afirma o executivo.

O 5.5G suporta serviços avançados para consumidor final, como realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e realidade estendida (XR), bem como para aplicações IoT em todos os cenários.

Diversas aplicações poderão utilizar a nova tecnologia de rede móvel para melhorar ainda mais o desempenho da rede e melhorar a experiência de serviço na conexão de pessoas, residências, coisas, veículos e indústrias. Além disso, também trará novos recursos e serviços para abrir novos espaços e oportunidades de negócios.

“Com todos os investimentos em inovação que a TIM vem realizando, nossa rede se torna sempre mais confiável, estável e rápida. É com esse espírito de pioneirismo que conseguimos proporcionar uma melhor experiência para nossos clientes”, finaliza o executivo.