Ceará ganha Dia Estadual do Hidrogênio Verde; Qair aciona produção

h2v
Representantes da diretoria da Qair no Brasil e  França, do Energy Observer, governo estadual e Fiec, na solenidade deste dia 17 de novembro Foto: Divulgação

O Ceará tem o que comemorar em se tratando da perspectiva de investimentos em hidrogênio verde. O Estado já assinou 34 memorandos de entendimento com empresas nacionais e internacionais para a cadeia de produção do H2V no Complexo do Pecém, e possui quatro pré-contratos assinados.

A sinalização é de que os investimentos neste segmento possam passar de R$ 145 bilhões no Estado. Neste 17 de novembro de 2023, o governo do Estado institui no calendário de comemorações o Dia Estadual do Hidrogênio Verde.

Energia via H2V é acionada

A data é marcada em solenidade com a diretoria da francesa Qair, que segue firme no propósito de investir cada vez mais no Estado, elevando aportes, e aciona a energia limpa oriunda do H2V para abastecer o ambiente da solenidade, no Marina Park Hotel.

O Ceará é visto como o lugar certo para desenvolver energia limpa até chegar em larga escala ao mercado, aponta o chairman do Grupo Qair, Louis Blanchard. Representantes das empresas patrocinadoras do projeto do Energy Observer, Qair, Air Liquid e Toyota também estiveram presentes no eventos em torno do barco reunindo autoridades cearenses.

Transition Day

Um Projeto de Lei foi assinado pelo governador Elmano de Freitas, na manhã desta sexta-feira (17), durante o evento Transition Day, em Fortaleza. Agora, o Executivo vai enviar a Mensagem à Assembleia Legislativa para deliberação dos deputados estaduais. A solenidade contou com as presenças do chairman do grupo francês Qair Internacional, Louis Blanchard; do presidente da Qair Brasil, Armando Abreu; outros executivos e autoridades.

qair
Representantes da diretoria da Qair no Brasil e França, embaixadora da França em Recife, e do Energy Observer, além da Prefeitura de Fortaleza, participaram de coletiva e apresentação da embarcação movida a hidrogênio verde em 16 de novembro Foto: Regina Carvalho

Segundo o governador, estabelecer a data em lei simboliza o esforço entre Estado e parceiros para consolidar o Ceará como referência global na produção de energia limpa (solar, eólica e hidrogênio verde). Além disso, também contribui para conscientizar a sociedade sobre alternativas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Laboratório inovador

O barco Energy Observer, da empresa francesa, em parceria com Accor, Toyota, Air Liquide e outras companhias, está em Fortaleza, em única visita em território brasileiro. O projeto do catamarã custou 6 milhões de euros e opera como um verdadeiro laboratório da inovação que experimenta o combustível no processo de transição energética.

O barco fica no Marina Park até o dia 24 de novembro, como parte da sua expedição de volta ao mundo. Ele receberá a visita de 1,2 mil pessoas, incluindo estudantes de escolas, universidades, representantes de empresas, do setor científico e do governo, ao longo deste período.

Placas solares, força dos ventos, hidrogênio verde, gerado a partir da água do mar por eletrolise. O Energy Observer é uma experiência em si na geração energética. Ele saiu do porto de Saint-Malo, França, a 26 de Junho de 2017, para passar por 101 portos e já esteve em 40 países. E da Capital cearense retorna à França.

Clique para ler mais