Cadeia produtiva de leite do Ceará ganha isenção de ICMS

leite
Nova fábrica da Alvoar recebeu investimento de R$ 25 milhões e tem capacidade de processamento de 180 mil litros de leite por dia, onde é produzida toda a linha de leite condensado da Betânia e Camponesa Foto: Divulgação

Por meio de decreto, a cadeia produtiva de leite no Ceará passa a contar com isenção de ICMS. O benefício vigora a partir de setembro.

O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, que participou, nesta sexta-feira (25), da inauguração da nova fábrica de leite condensado da Alvoar Lácteos, em Morada Nova, no Vale do Jaguaribe. 

“Estamos publicando um decreto que garante a redução de 95% do ICMS para a cadeia produtiva do leite, em todo o Ceará, nos meses de setembro a dezembro. A partir de janeiro, a cadeia produtiva do leite terá isenção total de ICMS”, afirmou Elmano de Freitas. O decreto já foi encaminhado para a publicação no Diário Oficial do Estado.

Nova unidade

 A fábrica faz parte do plano de investimentos, no Nordeste, da empresa que investiu no empreendimento R$ 25 milhões. A unidade inaugurada tem capacidade de processamento de 180 mil litros de leite por dia, onde é produzida toda a linha de leite condensado das marcas Betânia e Camponesa.

“Eu tenho a certeza de que a cadeia produtiva do leite é a que mais gera oportunidade para esta região. E com a ampliação desta fábrica, muitas famílias terão trabalho e levarão dignidade para dentro de casa e, assim, Morada Nova e todo o Vale do Jaguaribe vão se desenvolver. Da parte do Governo do Ceará, vamos oferecer as melhores condições para que esta cadeia possa se desenvolver”, afirmou o governador.

Capacidade produtiva

Com a ampliação, o complexo industrial de Morada Nova passa a processar, diariamente, 1,6 milhão de litros de leite por dia. A fábrica da Alvoar Lácteos já produz toda a linha de lácteos da marca Betânia e passou a produzir a linha de leites UHT, leite em pó e creme de leite da marca Camponesa em junho deste ano.

Esta é a quinta maior empresa de laticínios do Brasil. O grupo produz 220 produtos vendidos em mais de 100 mil pontos de venda no Brasil e em mais de 40 países. São cerca de 4 mil colaboradores diretos, 6.500 famílias de produtores e 12 cooperativas abastecendo nove fábricas e 19 centros de distribuição.

“Com uma nova unidade de produção exclusiva de leite condensado e o aumento na capacidade de processamento de leite em Morada Nova, a Alvoar Lácteos possibilita o desenvolvimento da cadeia de produtores de leite, promovendo investimento em tecnologias para aumento de produtividade no campo e incentivo para entrada de novos produtores”, afirma Bruno Girão, CEO da Alvoar. “O Nordeste corresponde a 75% dos clientes de Alvoar. A cada 50 litros de leite captado pelo Alvoar, um emprego é gerado na região. Pretendemos continuar investindo e contribuindo ativamente para o desenvolvimento da região”, complementa.

Presente ao evento, o prefeito de Morada Nova, Vanderley Nogueira, destacou a importância do empreendimento para a geração de renda e oportunidades no município. “Tenho dito que o Vale do Jaguaribe e todo o Ceará vão ganhar muito com essa fábrica. Só na zona rural são mais de 3600 famílias beneficiadas, então, temos muito o que comemorar, porque mais pessoas estão tendo oportunidade de trabalho e renda”.

Empregos

Morada Nova é a maior bacia leiteira do Ceará, com uma produção anual de quase 100 milhões de litros de leite. Élida Lira é gerente de Recursos Humanos da Alvoar Lácteos e destacou as oportunidades que se abrem com a nova fábrica. “Para a região, é a abertura de um novo mercado e mais oportunidades para o homem do campo, que se torna nosso fornecedor, e para os moradores daqui e das cidades vizinhas fazerem parte da nossa família, nesta fase que está conseguindo trazer mais pessoas, para continuar levando este projeto adiante. Hoje, são 1.500 colaboradores e certamente teremos mais pessoas construindo esta história”, comentou.