Fiec Summit reúne indústria e setor acadêmico em torno do hidrogênio verde

h2v
A nova matriz energética mobiliza o Estado e a indústria busca ampliar o debate em torno da temática e de olho nos investimentos

Está tudo pronto para o Centro de Eventos do Ceará abrigar um dos mais importantes eventos internacionais da área de energias renováveis, o FIEC Summit 2023, que acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro. Esta segunda edição reúne setor produtivo, Academia, poder público e sociedade em torno da pauta do Hidrogênio Verde, uma nova matriz energética que tem sido discutida em todo o mundo. 

O evento é uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Ceará e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A abertura do evento será conduzida pelo presidente da FIEC e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante.

Segundo o coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Constantino Frate, o evento tem um papel fundamental no fomento de negócios e na atualização da sociedade sobre a temática da transição energética, com foco em hidrogênio verde. 

Preparação

“O FIEC Summit 2023 trará grandes surpresas porque é uma sinalização positiva, não apenas para o investidor que está se aproximando do Ceará e está com seus estudos em realização, mas para o mundo. O nosso estado está avançando no projeto, cumprindo todo seu papel referente à disponibilização da infraestrutura portuária - sejam os terminais para importação ou exportação do hidrogênio, da amônia e seus derivados, dos equipamentos e tudo o que envolve a cadeia de suprimentos”, afirma.

Negócios e Pesquisa

Dentro desta perspectiva, o FIEC Summit inclui, na programação, um dia inteiro de encontro de negócios, em que fornecedores, investidores e outras instituições terão a oportunidade de promover e vender serviços e produtos a compradores. As reuniões individuais que acontecem no dia 25/10 são um passaporte para novas parcerias.

O evento também contará com programação científica em que serão apresentados projetos de pesquisa e trabalhos acadêmicos, com foco em Hidrogênio Verde (H2V), com o objetivo de aproximar instituições de ensino superior e grandes empresas. As produções foram inscritas em edital, podendo abordar temas nas áreas de produção, armazenagem, distribuição, certificação, utilização e segurança em processo de H2V e seus derivados. O trabalho acadêmico melhor avaliado pela Comissão Técnica será premiado com R$ 10 mil; já o projeto de pesquisa com maior pontuação receberá uma premiação adicional da FIEC, também no valor de R$ 10 mil, para ajuda de custo, além da possibilidade de patrocínio integral ou parcial das empresas participantes do evento.

O Ceará e o H2V

O Brasil tem discutido, com intensidade, a entrada do país no mercado internacional de produção e exportação de Hidrogênio Verde. Em termos de energias renováveis, a região Nordeste já é considerada a mais propícia, do território nacional, para a produção da energia eólica e solar. O Ceará tem ganhado muito destaque, quando o assunto é H2V, por sua localização e integração com portos como o de Roterdã, na Alemanha, facilitando a logística de exportação.

Frate reforça que, muito além da infraestrutura, o Ceará tem contribuído para a consolidação de políticas públicas nacionais referentes ao marco regulatório do hidrogênio verde, com relevante atuação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). “Isto dará segurança para que o ambiente de negócios aconteça no país. A FIEC, especialmente, tem sido muito atuante, neste sentido, contribuindo com tudo aquilo que tem sido objeto de estudos e propostas, tanto na Câmara quanto no Senado Federal”, complementa.

Grandes nomes do mundo

A programação do evento vai contar com a participação de nomes relevantes, do Brasil e de outros países, como: Ana Claudia Nioac, pesquisadora do Instituto Fraunhofer de Tecnologia Química ICT; Ansgar Pinkowski, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro; Mark McHugh, diretor executivo da Transhydrogen Alliance Brasil; Markus Francke, gerente do projeto H2Brasil (GIZ).

Na lista ainda: Monika Panik, mentora da Mobilidade a Hidrogênio da SAE Brasil, curadora da Biosphere World e consultora de diversas instituições brasileiras e internacionais, como a FIEC; Eduardo Pedroza, diretor da Associação Latino-americana de Dessalinização (ALADYR) e gerente responsável pela área de novos negócios da GS Inima Industrial no Brasil; Gustavo Noronha, gerente de Relações Governamentais e Diretor de Eletromobilidade na Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA); Jurandir Picanço, consultor de Energia da FIEC e membro da Academia Cearense de Engenharia - ACE; Paulo Alvarenga, CEO da thyssenkrupp na América do Sul; entre muitos outros.

Programação e Inscrições

As inscrições no FIEC Summit 2023 são gratuitas e podem ser feitas, clicando AQUI. Toda a programação do evento está disponível no site eventofiecsummit.com.br.

Serviço

Data: 25 e 26 de outubro (quarta e quinta-feira)

Inscrições: www.eventofiecsummit.com.br/inscricoes

Local: Centro de Eventos do Ceará - Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz, Fortaleza (CE)

Contato: fiecsummit@sfiec.org.br | +55 (85) 4102-0052