Ceará tem 158,8 mil empresas inadimplentes

economia
O ranking é do Serasa e o Ceará figura na 10ª posição no País dentre as empresas com atraso em obrigações

O Ceará é o terceiro estado do Nordeste e o 10º do País no ranking de inadimplência de empresas, de acordo com o Serasa. São 158.830 negócios em atraso com suas obrigações. A Bahia possui 33.160 e Perrnambuco 205.158.

A inadimplência tem recorde histórico e alcança 6,5 milhões de empresas. Os setores de Serviços e Comércio representam a maior parte das negativações, de acordo com dados de fevereiro. 

Valor das dívidas

Esse foi o maior número de toda a série histórica do índice, iniciada em janeiro de 2016. Além disso, o montante de dívidas totalizou o valor de R$ 112,9 bilhões, sendo que em média, cada empresa com o nome no vermelho tem 7 dívidas vencidas por CNPJ. Veja no gráfico abaixo a movimentação dos dados gerais:

Serviços lideram

A maior parte das empresas que estão na lista de inadimplência é do setor de Serviços, representando 53,8% do total. Em sequência estão os empreendimentos dos segmentos de “Comércio” (37,3%), “Indústria” (7,7%), “Primário" (0,8%) e “Outros” (0,4%), que contempla a área financeira e de terceiro setor.

Reflexos

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a curva crescente na inadimplência dos consumidores acaba impactando também as empresas. “Mesmo que existam oscilações positivas e alguns empreendedores consigam quitar suas dívidas, como aconteceu em janeiro, a melhoria contínua da inadimplência dos empreendimentos depende muito do cenário de negativação entre os consumidores. Enquanto esse não diminuir de fato, as empresas seguirão encontrando desafios para manter um quadro de melhora significativo”.

O recorte que mostra o segmento em que as dívidas foram contraídas revelou destaque para a categoria “Outros” – Empresas financeiras e de Terceiro Setor. Os setores de “Bancos e Cartões” e “Serviços” também concentram a maioria dos débitos a serem ressarcidos. Confira no gráfico a seguir as informações completas:

Na análise por Unidades Federativas (UFs), a inadimplência mostrou maior concentração em São Paulo, com mais de 2 milhões de empresas negativadas. Em sequência está o estado de Minas Gerais, seguido pelo Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Veja os dados completos no gráfico a seguir: