Turismo gera uma em cada 10 vagas de emprego em serviços; setor faturou R$ 189 bi em 2023

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Para além das belezas naturais, o turismo é uma indústria de muita representatividade econômica no País. Dado mostra recuperação do setor, um dos mais atingidos pela pandemia Foto: Divulgação

O turismo nacional abriu o ano contribuindo para a criação de novas vagas de empregos formais no mercado de trabalho.

Em janeiro, o turismo foi o responsável por uma em cada 10 vagas dentro do setor de Serviços.

Os dados são Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Ao todo, o setor de Serviços fechou o mês com um saldo de 80.587 postos com carteira assinada.

Contribuição

Entre as regiões que mais empregaram dentro do setor estão a Sudeste, com a criação de 26.052 novos postos, seguido do Sul com 21.938 empregos formais. O Nordeste aparece em terceiro lugar com 16.767 pessoas empregadas com carteira assinada. A região Centro-Oeste criou 12.269 e a Norte 3.560 vagas.

Na distribuição das vagas, as mulheres tiveram maior destaque ocupando 56,11% dos novos postos de trabalho. Foram 45.223 contratações do sexo feminino contra 35.374 do sexo masculino dentro do setor de Serviços, o qual o turismo está incluído.

Divisas

Em 2023, o turismo brasileiro cresceu 7,8% e teve um faturamento em torno de R$ 189,4 bilhões, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Segundo a entidade, o dado consolida a recuperação do setor, que foi um dos mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus.

Só no mês de dezembro, o aumento foi de 1,1% sobre o mesmo mês de 2022, com um incremento de R$ 18,1 bilhões, o melhor resultado para um único mês desde o início da pandemia, em 2020.

Influencias

No desempenho anual, o resultado positivo foi puxado principalmente por atividades como locação de meios de transporte, que apresentou alta de 18,3% no período. Somente o segmento de viagens rodoviárias não teve um bom desempenho em 2023, com queda de -4%.

Já o resultado do mês de dezembro foi puxado pelo segmento de alojamento, que cresceu 15,7%, e pelo faturamento do transporte aéreo (4,4%). As agências de veículos também melhoraram o desempenho (10,8%), consolidando o ano positivo, assim como o segmento de alimentação, com restaurantes e bares (8%). Por outro lado, houve queda no transporte rodoviário, com perda de 19,9% em relação a dezembro de 2022.

O estudo é baseado nas informações da Pesquisa Anual de Serviços, mediante dados atualizados com as variações da Pesquisa Mensal de Serviços, ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os valores são corrigidos mensalmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e foram escolhidas as atividades que têm relação total ou parcial com o turismo.