Praia da Caponga recebe Festival da Sardinha e prevê público de 10 mil

sardinha
Um dos mais tradicionais festivais do Ceará acontece entre os dias 9 e 11 de novembro, ressaltando o melhor da gastronomia, competição entre chefs, além da cultura e música

O Festival da Sardinha, Gastronomia, Arte e Cultura no Litoral de Cascavel - Ceará, que será realizado na Praia da Caponga, em Cascavel, já tem data marcada para acontecer, nos dias 9, 10 e 11 de novembro. Em 2023 o tradicional festival cearense chega a sua 15ª edição, celebrando 15 anos de história dedicados a valorizar a expressividade e potencial cultural, artístico e gastronômico da comunidade local.

Valorização

"O Festival da Sardinha é um momento de celebração, valorização e promoção da cultura, gastronomia e talentos. O evento, desde sua primeira edição, em 2007, vem contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e deixando um legado cultural duradouro para as gerações futuras", afirmou Katiuce Rodrigues, coordenadora do evento.

Neste ano, o festival espera um público superior a 10 mil pessoas, que poderão acompanhar diversas atrações durante os três dias de programação, incluindo mostras culturais, apresentações musicais, cozinha show com chef preparando receitas especiais ao vivo e concurso de gastronomia. "O festival oferece uma experiência integrativa e confortável para toda a família", explicou Mamede Rebouças, diretor geral do evento.

Além de promover a valorização da culinária regional, o festival tem como uma de suas principais finalidades, através de capacitações para gestores e colaboradores de empresas locais, estimular o aprimoramento dos processos produtivos, incentivando o uso de novas técnicas e elevando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas participantes do evento. Isso fortalece o setor empresarial, impulsiona a formalização dos empreendedores locais e gera oportunidades de emprego, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico da região.

"O Festival da Sardinha é uma celebração que vai além dos pratos servidos; é um retrato vivo da riqueza da Caponga. Cada edição ofereceu um mergulho no rico universo da culinária litorânea cearense, transformando a sardinha, antes subestimada, em um alimento apreciado por seus sabores distintos e valor nutricional. As atrações foram evoluindo ao longo dos anos, abrangendo desde competições culinárias até experiências de arte e música", complementou o diretor.

Gastronomia

Serão comercializados diversos pratos preparados pelos chefs de cozinha local em uma Arena de Gastronomia. A arena é dividida em espaços para expositores do segmento de alimentação fora do lar, participação de comerciantes de alimentação como restaurantes, barracas de praia, lanchonetes, dentre outros.

Pesca

Além disso, o festival contará com concurso de pesca, oficina e concurso de gastronomia e a Cozinha Show, estrutura de cozinha montada para apresentações de receitas ao vivo, onde a sardinha é o ingrediente principal. No concurso de gastronomia são convidados chefs aclamados e autoridades para fazer parte da mesa avaliadora em um evento que apresenta inúmeras possibilidades gastronômicas e uma programação cultural e musical.

Van Régia na Cozinha Show

Na Cozinha Show, a Chef Van Régia terá como desafio a incorporação do ingrediente especial à receita, o refrigerante de guaraná Kuat, oportunizando a vivência de experiências gastronômicas únicas pelos turistas, visitantes e munícipes participantes do evento.

Turismo

Em 2023 o evento propõe ampliar a participação do comércio local através do selo “Fortaleço esse Cardume”. Por meio desse selo, empresas de diversos segmentos de Cascavel serão incentivadas a participar e divulgar o festival, ao mesmo tempo em que se beneficiam das ações voltadas para a melhoria da qualidade dos serviços e higiene e divulgação da marca nas redes sociais e site do evento. O selo irá gerar impacto direto na competitividade do local, atraindo um maior número de visitantes e impulsionando o turismo de experiência.

Para Mamede Rebouças, presidente da Assetuc e diretor geral do evento, a parceria entre o festival e o comércio local fortalece a sinergia entre o setor turístico e as empresas da região, gerando um ciclo virtuoso de crescimento econômico e promoção dos serviços oferecidos. "Os visitantes do evento têm a oportunidade de desfrutar não apenas das atrações culturais e gastronômicas, mas também de conhecer e prestigiar os estabelecimentos comerciais locais, enriquecendo sua experiência na Caponga e Águas Belas, como hotéis, restaurantes, barracas de praia e passeios de buggy, barco e quadriciclo", pontuou.

Programação musical

A 15ª edição do Festival da Sardinha levará o grande nome do samba nacional para a praia da Caponga, Demônios da Garoa. A banda paulista animará o Festival, na noite de sábado (11). Também no sábado, a banda cearense Superbanda e a cantora Gil Mendes sobem ao palco.

Já na sexta (10), para abrir a programação na arena de shows o grupo cenomusical Dona Zefinha, seguido pela banda o Verbo que volta a Caponga e trará muita animação para o público e para finalizar a noite o grande artista cearense Dorgival Dantas sobe ao palco com muito forró. A novidade desta edição é a noite de bênçãos, com Ana Clara e Ítalo Poeta, abrindo o festival na quinta-feira (09/11), que ainda terá o cantor e sanfoneiro Nonato Lima no palco.

O festival está alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para erradicação da fome e combate à pobreza, estimulando o público à doação de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento, seja nas programações gerais ou musicais, para a Campanha Natal Solidário. Anualmente, centenas de cestas básicas são distribuídas às comunidades carentes do distrito e regiões vizinhas.

Serviço

15° Festival da Sardinha, Gastronomia, Arte e Cultura no Litoral de Cascavel
9 a 11 de novembro
Praia da Caponga - Cascavel
assetuc@hotmail.com

Redes Sociais: festivaldasardinhacaponga

Site: https://festivaldasardinha.assetuc.com/inicio/