Negócios, empreendedorismo e talks marcam ciclo de palestras do Emampe

evento
Encontro Metropolitano de Lideranças de Micro e Pequenas Empresas e a I Jornada de Mulheres Empreendedoras de Fortaleza abrem expaço para a força do empreendedorismo feminino para a economia do Estado

Ciclo de palestras, debates com lideranças políticas, empresariais e institucionais, rodadas de negócios, feira de empreendedorismo e artesanato marcaram a abertura do 2º Emampe Metropolitano Fortaleza - Encontro Metropolitano de Lideranças de Micro e Pequenas Empresas e a I Jornada de Mulheres Empreendedoras de Fortaleza.

Iniciado na quinta-feira, 21 de março, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza, o evento vai até sábado (23). Os participantes exaltaram a força do empreendedorismo feminino para a economia do Estado.

A empreendedora Rachel Queiroz, uma das expositoras da Feira de Empreendedorismo e Artesãos, viu no encontro a oportunidade de divulgar o seu negócio e aumentar suas vendas, garantindo ainda a oportunidade de fazer novas parcerias e conquistar novos clientes.

Visibilidade

"Estar aqui divulgando o meu segmento no Emampe é maravilhoso, dá visibilidade ao meu produto, a banana chips, que sempre foi um sonho. Esse é o trabalho que mantém minha casa, eu, meu esposo e meus dois filhos. Eu tenho certeza que daqui pra frente vai melhorar cada vez mais", afirma.

Na abertura oficial  do evento, Daniel Papa Garcia, diretor de Empreendedorismo do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, ressaltou a importância do novo Ministério para a criação de novos empregos no país.

“Estamos muito motivados com essa missão que o presidente nos deu, de fomentar o empreendedorismo e chegar na ponta. Esse é o objetivo, uma vez que este é um segmento que tem 30% de PIB, 8 a cada 10 empregos formais no país", comenta.

Empreendedoras

Para Nelba Fortaleza, presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social - INDES, o evento reforça a presença das mulheres no empreendedorismo e incentiva outras a buscarem cada vez a formalização e a consolidação nesse setor.

"A gente sabe que hoje muitas famílias brasileiras são comandadas por mulheres, têm a mulher como ponto de apoio, chefe de família.  E esse é um momento de incentivarmos, motivarmos para o empreendedorismo feminino.  Isso é muito importante para despertar em outras mulheres o que podemos fazer, como somos capazes, porque nós mulheres ocupamos funções de mãe, dona de casa, esposa, trabalhadora e agora nesse desafio é o empreendedorismo, porque somos capazes de fazer mais e melhor", declara.