Ceará oferta 2,2 mil vagas de estágio até março de 2024, aponta CIEE

ciee
Os estudantes de cursos com maior contratação no Estado são os de Administração, Contabilidade, Marketing, Pedagogia e também do Ensino Médio

Os estudantes devem ficar atentos às vagas de estágio e aprendizado entre os meses de outubro de 2023 e março de 2024. Em todo o Brasil haverá 70,5 mil oportunidades e o Nordeste detém uma fatia de 29,2% do total, o segundo recorte regional com maior oferta. 

No Ceará, somente considerando os estágios, são 2,2 mil vagas no referido período. Os estudantes de cursos com maior contratação no Estado são os de Administração, Contabilidade, Marketing, Pedagogia e também do Ensino Médio.

De acordo com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), maior ONG de empregabilidade jovem da América Latina, há uma expectativa de incremento de 25% na contratação de estagiários no próximo período sazonal até 2024.

Nordeste

O superintendente executivo do CIEE, Marcelo Gallo, afirma que o crescimento da oferta de oportunidades para o Nordeste segue a tendência nacional de expansão, mas a Região ainda tem se destacado, com um desempenho em torno de 3 a 4 pontos percentuais acima da média.

Salvador aparece com força na oferta de vagas, é a segunda cidade com maior projeção no levantamento nacional. O Ceará, detentor de uma economia diversa, conforme comenta, também figura com oportunidades para engenharia, turismo e serviços e tecnologia.

Balanço de 2023

No País, em 2023, houve uma pequena recuperação nas vagas para aprendizes, em torno de 5%. Já os estágios apresentaram um cenário de estabilidade. O crescimento é considerado pequeno e ainda não houve uma recuperação pós-pandemia. São cerca de 3 milhões de jovens procurando oportunidades em todo o Brasil. 

Existem 48 milhões de estudantes no País, contudo, os que ingressam em vagas são cerca de 500 mil aprendizes e 750 mil estagiários. De acordo com o CEO do CIEE, Humberto Casagrande, a instituição espera que em 2024 haja um ambiente macroeconômico mais amigável, que impulsione as vagas, dado o enorme gap existente entre a demanda e oferta. Em se tratando somente de estudantes universitários, o universo no Brasil é estimado em 9 milhões, sendo que 800 mil, no máximo, são estagiários. Portanto, o contingente beneficiado também ainda é pequeno em relação ao número total.

Renda agregada

A importância do estágio e aprendizado, além da evolução profissional e inserção no mercado, tem ainda um aspecto econômico de grande impacto, uma vez que 69% ajudam no sustento da família, a partir da bolsa de trabalho e 11% encontram aí a única fonte de renda familiar. Dentre os Principais gastos do estagiários, 37% indicam o pagamento de mensalidade para estudos.

Perfil

Observando um Raio-X do mercado, as cidades cearenses não aparecem entre as que destacam com maior volume de vagas para o período sazonal. Figuram com maior oferta pela ordem: São Paulo, Salvador, Maceió, São José dos Campos, Brasília, Sorocaba, Piracicaba, Barueri e Ribeirão Preto. 

Considerando a bolsa paga aos estudantes, o que também varia de acordo com horas trabalhadas e região, o menor valor médio verificado foi de R$ 661, na Bahia, e o maior de R$ 1,7 mil, em São Paulo, este último para estágio em Tecnologia da Informação.

As mulheres se destacam entre os estagiários, representando a força feminina 68% do total. Quanto à faixa etária, o predomínio é de 18 a 24 anos, com 59%, seguido de 37%, acima de 24 anos, e 3%, de 16 a 17 anos.

Para ficar atento

Na hora de buscar estágio ou vaga de aprendizado, fatores que geram obstáculos, de acordo com o CIEE, são registros de perfil incompletos ou com dados errados e a ausência de cursos complementares. É possível fazer cursos gratuitos na plataforma do próprio CIEE. Por outro lado, os jovens em busca de oportunidade, atualmente, querem flexibilidade de uma jornada híbrida, bem como escolhas conforme área de atuação das empresas e o valor da bolsa, obviamente também pesa.