77% pretendem ir às compras para o Dia das Mães; maioria deve usar cartão de crédito

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Dentre os consumidores que têm intenção de comprar 52% vão presentear com itens de moda e acessórios. Produtos de beleza e cosméticos vem em segundo lugar (49%)​​​​​​

Faltando pouco mais de um mês para o Dia das Mães, no dia 12 de maio, o varejo se mobiliza para uma das datas mais importantes em faturamento e surgem as primeiras tendências para a data.

Intenção de compra

De acordo com levantamento do Opinion Box, 77% dos consumidores têm a intenção de presentear no Dia das Mães 2024.

Por outro lado, 15% não devem ir às compras e 8% não sabem ainda se vão fazer alguma aquisição. 

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Produtos mais desejados

Dentre os consumidores que têm intenção de comprar 52% vão presentear com itens de moda e acessórios. 

Produtos de beleza e cosméticos vem em segundo lugar (49%). Objetos de casa e decoração (22%)  e flores (22%) aparecem em 3º e 4º lugares, respectivamente.

Crédito lidera

Além disso, 72% pretendem usar o cartão de crédito para pagar pelas compras. O PIX será a modalidade escolhida por 24% e 17% vão pagar em dinheiro, enquanto outros 17% deverão usar o cartão de débito. Por último, apenas 3% vão optar pelo boleto.

Valor desembolsado

Quanto ao valor das compras, o mínimo será de R$ 50 (4%). A maioria deve investir entre R$ 101 e R$ 200 (31%), enquanto 19% vão desembolsar entre R$ 201 e R$ 300.

Onde pesquisam

A pesquisa é uma ferramenta importante para o consumidor. Na hora de levantar preços e escolhar produtos e promoções 42% optam por site/e-commerce, enquanto as lojas físicas são a opção de uma fatia de 33% dos consumidores. 

Sites de pesquisa (Google, Yahoo) são a fonte para 32%, enquanto o Instagram tem representatividade com 26% e os apps de lojas 24% na hora de escolher os produtos. Comparadores de preço ajudam a definir as opções para 15%. O WhatsApp é consultado por 10% e 2% não pesquisam para decidir a compra.

Decisão de compra

64% definem os presentes com base em preços e promoções. É isso o mais importante na escolha de onde adquirir o produto desejado. 11% também consideram ser uma loja ou marca que conheçem. Outro fator de decisão é poder comprar online e retirar na loja física (9%). Para 8% ter a garantia de qualidade dos produtos e encontrar os mesmos produtos online e na loja física