Unifor Plástica celebra 50 anos de incentivo às artes visuais

unifor
Um dos mais relevantes salões de artes plásticas do Brasil alcança meio século de história, reverenciando talentos expressivos nos cenários cearense e nacional e impulsionando novas gerações de artistas

Acompanhar as evoluções e revoluções culturais e humanas através das manifestações artísticas é o desafio que move a Fundação Edson Queiroz a manter viva e vívida uma das mais relevantes mostras do Brasil, a Unifor Plástica, que em 2023 chega à 22ª edição celebrando 50 anos de reinvenções.

Neste ano, o salão recebe a curadoria de Denise Mattar, com o conceito “Afinidades Eletivas: estratégias para um mundo mutante”, reunindo mais de 60 obras de 31 artistas plásticos (cearenses, com ligações afetivas ao Ceará ou histórias cruzadas com a Universidade de Fortaleza), que estarão expostas para visitação gratuita a partir do dia 18 de agosto, no Espaço Cultural da Unifor.

O ano de 2023 também evidencia o jubileu de ouro da Universidade de Fortaleza, fundada em 1973, mesmo ano em que José Guedes, artista cearense homenageado nesta 22ª Unifor Plástica, começou sua carreira, hoje com projeção internacional. Ele terá os conceitos de sua vasta obra representados numa instalação imersiva com tridimensionalidades, viabilizadas pela dobradura do papel, sombras contrastadas por luz negra, e sonorização da Paixão de São Mateus, de Bach, executada pela Camerata da Unifor.

Premiação

Além da conjunção dos três cinquentenários, a 22ª Unifor Plástica tem nesta edição o diferencial da premiação ao artista mais destacado da mostra, eleito por júri especializado. Quem vencer, será agraciado com passagens aéreas e ajuda de custo de mil euros para vivenciar a Bienal de Veneza 2024. Os jurados visitarão a Unifor Plástica na véspera e o vencedor será anunciado na abertura do evento, que acontecerá no dia 17 de agosto, às 19h, no Espaço Diálogo.

No dia seguinte, a curadora da mostra, Denise Mattar, ministra palestra aberta ao público, no Espaço Diálogo, relatando os conceitos, a construção do argumento e a relevância do coletivo das obras escolhidas, buscando interlocuções com a cearensidade no seu sentido mais amplo. A 22ª Unifor Plástica é patrocinada pelo Banco Safra, por meio das leis de incentivo à cultura.

Mundo mutante

Na compreensão da expressão artística contemporânea cearense, Denise Mattar classifica “Afinidades Eletivas” não como um tema, mas como uma tendência, em que os artistas convidam o público a recusar a realidade e ressignificá-la, diante de um mundo tão complexo. “São conjuntos de trabalhos unidos por muitas afinidades, sem que existam grupos estanques, mas atuações que se interpenetram e se replicam, refletindo a multifacetada irrealidade do mundo atual”, fundamenta a curadora.

Mídias diversas

Serão expostas na 22ª Unifor Plástica mídias diversas como pintura, vídeo, instalações, site specific, paisagens sonoras, QrCodes e criações digitais, enaltecendo a pluralidade dos perfis dos 31 artistas selecionados, cujas gerações, influências artísticas e formações são diversas, porém conectadas por afinidades eletivas. Assim, a Mostra foi organizada em sete grupos com temas atuais e significativos para a identidade cultural cearense: a ancestralidade africana, a ancestralidade indígena, as questões de gênero, a revisão das tradições nordestinas, a urbanidade, os alertas ambientais e a importância da memória.