Desafios: Natura &Co anuncia novas metas em sua Visão 2030

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Com foco na América Latina, a megacompanhia do setor de beleza e cuidados pessoais, atualiza seus compromissos para responder aos desafios mais urgentes da região e conta com sua rede de 4 milhões de consultoras de beleza

No Dia da Amazônia, 5 de setembro, a Natura &Co América Latina apresentou seus compromissos revisados com base na sua visão para o ano de 2030, mas já com a vontade de antecipar resultados, mesmo diante dos gigantes desafios.

São três anos após o lançamento, a companhia atualiza as promessas diante de um cenário global que demanda ações mais contundentes para proteger a biodiversidade, garantir renda digna e investimentos em práticas regenerativas. As metas são batizadas de Compromisso com a Vida. 

Entre as novidades, os destaques são: Ajustes nas metas de carbono para se adequar às premissas definidas pelo SBTI. Com isso, o compromisso se torna zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa nos escopos 1, 2 e descarbonizar 42% de nossa cadeia de valor até 2030 para o escopo 3; com a priorização da aquisição de créditos em projetos na Amazônia, prioritariamente das comunidades agroextrativistas.

Sociobioeconomia

Além disso, foi definido aumentar em quatro vezes as compras de insumos da sociobioeconomia amazônica (em relação a 2020); Estabelecimento de 25% de pessoas negras em cargos gerenciais no Brasil até 2025 e 30% até 2030.

Consultoras de beleza

Aumentar o IDH de 4 milhões de Consultoras de Beleza em sua Visão 2030;
A Empresa ainda adota uma abordagem ousada ao mensurar impacto socioambiental, visando gerar $4 de impacto positivo para cada $1 de receita.

Amazônia

Contribuir com a conservação e regeneração de 3 milhões de hectares de floresta amazônica e alcançar pelo menos 95% de ingredientes renováveis ou de origem natural na fórmula de produtos.

 “Para América Latina, a nova versão da Visão 2030 propõe enfrentar de forma corajosa algumas das questões que mais impactam o Brasil e os países hispânicos nos quais operamos, como a perda da biodiversidade e o desmatamento, a violação dos direitos humanos - mas também temas globais, como a crise climática”, afirma o presidente da Natura e CEO de Natura &Co América Latina, João Paulo Ferreira.

Zero emissões

O executivo explica que também está entre as metas estender o número de comunidades agroextrativistas parceiras de 41 para 45, aumentar em quatro vezes as compras de insumos da sociobiodiversidade amazônica e atuar em suas cadeias críticas de fornecimento de matérias primas para torná-las 100% livres de desmatamento e pela conversão da vegetação nativa. Natura &Co América Latina se compromete ainda a zerar as emissões líquidas de gases do efeito estufa (net zero) de sua operação em toda a região, meta compartilhada também pelas outras unidades de negócio da holding.

Outro pilar de atuação é o de circularidade das fórmulas. Natura &Co América Latina assume a ambição de ter, para todas as marcas, pelo menos 95% de fórmulas biodegradáveis e 100% de novas fórmulas com pegada ambiental mais baixa.

Métricas

Ancorada no princípio de que o valor gerado por um negócio deve ir além dos indicadores financeiros convencionais, a Natura & Co América Latina adotou uma perspectiva ainda mais audaciosa na determinação do IP&;L (ferramenta de gestão integrada).

Esse instrumental de gestão, atualmente já empregado pela marca Natura, não apenas quantifica resultados financeiros, mas também mensura o impacto das atividades empresariais nas esferas ambiental, social e humana. Na atual etapa, o desafio abraçado consiste em gerar um impacto socioambiental positivo mensurável de US$ 4 para cada US$ 1 de receita para toda a unidade de negócios. Em 2022, a marca Natura atestou que, para cada R$1 de receita auferida, proporcionou um impacto socioambiental positivo de R$2,7.