Diversa e multifacetada, Porto Alegre completa 251 anos

orla
A capital gaúcha guarda o ritmo frenético das grandes cidades e seus problemas, mas traz calmaria, diversão e poesia em seu pôr do sol, sobretudo assistido da orla da cidade

Porto Alegre, carinhosamente conhecida como Poa, completa 251 anos neste domingo (26). A capital do Rio Grande do Sul, possui 1,4 milhão de habitantes e é a décima cidade mais populosa do Brasil.

É sobretudo uma cidade diversa, multifacetada, que também guarda o ritmo frenético das grandes metrópoles e seus problemas, mas traz calmaria, diversão e poesia em seus parques, modo de vida e pôr do sol, sobretudo assistido da orla da cidade, que foi totalmente reurbanizada. O local aglutina e diverte locais e turistas. 

Árvores em destaque

A natureza em seus parques e ruas é um presente para quem vive em Porto Alegre. Estima-se que a cidade possua 1,3 milhão de árvores em vias públicas, cuja distribuição beneficia um número de pessoas ainda maior que o atingido pelos parques e praças. Nos primeiros meses do ano, quando o calor vem forte, ajuda a amenizar o efeito da temperatura.

As árvores se misturam ao concreto e ao burburinho, emprestam beleza e respiro ao meio urbano. Com uma área de quase 500 km², a cidade possui uma geografia diversificada, com morros, baixadas e um grande lago: o Guaíba. 

O Estado

O Rio Grande do Sul tem uma população de 11.088.065 habitantes, segundo dados da prévia do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Formada por muitas etnias, na Capital, se fala uma espécie de língua própria. A população gaúcha corresponde a 5,3% dos 207.750.291 habitantes de todo o Brasil e a 36,1% dos moradores da Região Sul. 

Nascimento

O povoamento de Porto Alegre começou em 1752, com a chegada de 60 casais portugueses açorianos trazidos por meio do Tratado de Madri para se instalarem nas Missões, região do Noroeste do Estado que estava sendo entregue ao governo português em troca da Colônia de Sacramento, nas margens do Rio da Prata. Atualmente, recebe pessoas de todos os lugares do mundo, que a escolheram para morar.

Economia

O setor de serviços é o principal segmento da economia estadual (61,2%), destacando-se, principalmente, em Porto Alegre, capital do estado. A indústria, responsável por 27,5% do PIB do Rio Grande do Sul. É bem diversificada e se desenvolveu a partir das agroindústrias e de outros segmentos ligados ao setor primário.