Fortaleza recebe o Vespucci, o "navio mais bonito do mundo"

navio
Navio da Marinha Italiana dá volta ao mundo por 20 meses, tem duas paradas em portos brasileiros e poderá ser visitado gratuitamente pela população em Fortaleza e no Rio de Janeiro Foto: Divulgação

Imponente e belo sobre o oceano. Assim é Amerigo Vespucci o navio italiano conhecido como "o mais bonito do mundo" e que aporta em Fortaleza, neste 4 de outubro. A embarcação possui mais de 100 metros de comprimento, 21 de largura e 28 de altura. Sua tripulação é composta por 264 militares, sendo 15 oficiais, 30 suboficiais, 34
sargentos e 185 cabos e marinheiros.

Depois de mais de três meses de viagem, o navio histórico e icônico da Marinha Italiana, chega ao Píer 106 do Porto de Mucuripe, em Fortaleza, na primeira de duas paradas em terras brasileiras. A segunda será no Rio de Janeiro, no dia 20 de outubro.

Embaixada flutuante

As escalas são parte de uma turnê mundial - do navio, que é considerado a “embaixada flutuante” da Itália -, iniciada no 1º de julho de 2023, partindo do porto de Gênova, e retornando em fevereiro de 2025, depois de passar por 5 continentes, 3 oceanos, 28 países e 31 portos.

Além de seu objetivo original de oferecer atividades de formação para alunos da Academia Naval e do Colégio Naval italianos, a chegada do navio mais belo do mundo oferece aos brasileiros a oportunidade de visitar um veleiro histórico, que contém o melhor das tradições marítimas e de todos os símbolos que representam a cultura italiana.

Da história para os dias atuais

De meados do Século XIX ao início do século XX, milhares de imigrantes italianos desembarcaram em portos brasileiros em busca de uma vida melhor, por conta de uma profunda ebulição social, política e econômica que dominava a Itália. Os anos passaram e hoje são mais de 32 milhões de descendentes italianos (15% da população brasileira), que, ao longo desse período, introduziram na cultura brasileira marcos de sua culinária, costumes e conhecimentos.

Quase 150 anos depois, um outro navio ancora nos portos brasileiros, trazendo novamente um pedaço da Itália. As escalas são parte de uma turnê mundial - do navio, que é considerado a “embaixada flutuante” da Itália -, iniciada no 1º de julho de 2023, partindo do porto de Gênova, e retornando em fevereiro de 2025, depois de passar por 5 continentes, 3 oceanos, 28
países e 31 portos.

Além de seu objetivo original de oferecer atividades de formação para alunos da Academia Naval e do Colégio Naval italianos, a chegada do navio mais belo do mundo oferece aos brasileiros a oportunidade de visitar um veleiro histórico, que contém o melhor das tradições marítimas e de todos os símbolos que representam a cultura italiana.

Momentos da visita

5 de outubro - Visita guiada para autoridades e imprensa
As visitas terão início no dia 5/10, quando o Comandante do navio, sua tripulação e representantes da Embaixada da Itália receberão autoridades locais, com presença confirmada do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e imprensa para uma visita guiada. “Ao desafio da viagem se soma a oportunidade de trazer um pedaço da Itália e das muitas, notáveis excelências do nosso País e mostrá-lo em cada uma das paradas da campanha: da arte à tecnologia de ponta, dos produtos locais à culinária, à cultura, com tudo o que o “made in Italy” representa e que faz da “italianidade” uma marca única, apreciada em todo o mundo”, diz o Capitão Giuseppe Lai, Comandante do Amerigo Vespucci.

6 de outubro - Evento científico: parceria entre a Embaixada da Itália e Labomar/UFC com apoio do Governo do Estado do Ceará Com o intuito de promover um intercâmbio também em nível acadêmico e tecnológico entre o Brasil e a Itália, será realizado, no dia 6 de outubro, o Encontro científico Itália-Brasil - Nos Passos do Amerigo Vespucci, do Mediterrâneo ao Atlântico. O evento, realizado pela Embaixada da Itália em Brasília, em parceria com e a Universidade Federal do Ceará, representada pelo Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e o apoio do Governo do Estado do Ceará, reunirá palestras de pesquisadores italianos e brasileiros sobre suas pesquisas e avanços nas áreas ambiental e oceanográfica.

6 de outubro - Made in Italy: jantar para convidados e imprensa Autoridades e convidados especiais terão a oportunidade de viver uma noite italiana
em um jantar a bordo do navio, na noite do dia 6 de outubro. Durante o evento, os presentes poderão apreciar produtos do “made in Italy”, com o melhor da gastronomia da Itália.

7 de outubro - O navio estará aberto para a visitação guiada do público cearense, que poderá conhecer todas as curiosidades e funcionalidades do navio de mais de 100 metros de comprimento, 21 de largura e 28 de altura. “É um prazer e uma honra poder proporcionar ao público brasileiro essa experiência memorável, fruto de um projeto idealizado pelos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores italianos, com o apoio local da Embaixada da Itália e de toda a rede diplomática. Tenho certeza que o navio Vespucci, com sua majestade, graça e elegância atemporal hipnotizará qualquer pessoa que o venha a contemplar. Esta iniciativa representa mais um testemunho da relevância do intercâmbio cultural, tecnológico e científico entre Itália e Brasil.” Disse o Embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello.

No dia 8 de outubro, o navio parte para sua próxima parada, de 20 a 24 de outubro, no Rio de Janeiro.

Mais sobre a embarcação

Criado em 1930, o navio Amerigo Vespucci é a unidade mais longeva a serviço da Marinha Militar e atua como navio-escola desde 6 de junho de 1931. Com o lema “Não quem começa, mas quem persevera”, o veleiro que fica alocado no porto La Spezia, realiza todos os anos atividades de formação de alunos da Academia Naval e do Colégio Naval italiano.

De 1931 a 2022, realizou 86 Campanhas de Instrução a alunos da 1ª Turma da Academia Naval, das quais 45 foram no Norte da Europa, 26 no Mediterrâneo, 4 no Atlântico Leste, 8 na América do Norte, 1 na América do Sul e 2 no contexto da única circunavegação do globo, realizada entre maio de 2002 e setembro de 2003.

As Campanhas Educativas realizadas no período de verão têm uma duração média de três meses e atingem majoritariamente portos estrangeiros. Durante as viagens, são ensinadas aos alunos a bordo as regras básicas da vida no mar, englobando conhecimentos de marinharia, condução da unidade (incluindo o uso do sextante para a realização do navio de ponta), operação do motor e equipamentos auxiliares, gestão de questões logísticas, administrativas e sanitárias. Com esse objetivo, além da atividade prática, são organizadas conferências e aulas ministradas pelos tripulantes e pesquisadores locais.