Ranking Smart Cities: Fortaleza lidera empreendedorismo no Brasil

smart
A Capital cearense subiu da 4ª para a 1ª posição na categoria empreendedorismo. O secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira,representou a cidade

Fortaleza ocupa a primeira posição nacional no eixo Empreendedorismo no Ranking Connected Smart Cities 2023, divulgado nesta segunda-feira (04/09), em São Paulo (SP). O secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, que representou o prefeito José Sarto na cerimônia.

O Centro de Convenções Frei Caneca sedia a 9ª edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, realizado nesta segunda (4) e terça-feira (5), que destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking, do Selo e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities, e traz 10  finalistas com negócios inovadores para as cidades.  

O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2023, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais. 

Potencial

O Ranking mapeia todos os 656 municípios com mais de 50 mil habitantes, de acordo com o Censo IBGE 2022. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2023 do estudo conta com 74 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades.

O resultado é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.

“Há nove anos a Plataforma Connected Smart Cities congrega todo o ecossistema para a discussão eficiente e prática da transformação das cidades brasileiras em cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis. Hoje construímos uma comunidade com o ideal comum para a melhoria da qualidade de vida de todos os brasileiros, com esforços conjuntos entre todos os atores: poder público, empresas, academia, entidades e sociedade civil", comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.

"O prêmio é um grande reconhecimento aos esforços da Prefeitura de Fortaleza para inovar e promover o desenvolvimento da cidade com inclusão social. Estamos investindo fortemente em políticas públicas que vêm transformando a vida dos fortalezenses. O primeiro na categoria empreendedorismo traduz a capacidade e vocação para o trabalho da nossa gente, mas também é resultado de uma política pública séria e consistente para desburocratizar serviços e realizar ações de incentivo fiscal, contribuindo com um bom ambiente de negócios na Cidade", ressalta o prefeito José Sarto.

Vencedores por eixo

O primeiro lugar em Empreendedorismo foi para Fortaleza (CE); Urbanismo: Santos (SP); Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Economia: Barueri (SP); Tecnologia e Inovação: Rio de Janeiro (RJ); Saúde: Vitória (ES); Educação: Jaguariúna (SP); Segurança: Santana de Parnaíba  (SP); e Governança: Niterói (RJ).