Cruzeiro Zaandam aporta em Fortaleza com 1,2 mil passageiros

navio
O Zaandam mede 237 metros e tem como origem Salvador. Depois segue com destino a Santarém/PA. A temporada ainda conta com mais sete navios e 20 mil visitantes

Com cerca de 1,2 mil passageiros, aporta nesta terça-feira (28), em Fortaleza, o navio de bandeira holandesa Zaandam. A embarcação é a segunda dos nove navios de cruzeiro, da atual alta temporada.

Será um “bate-volta”, já que ele parte ainda nesta terça, mas os turistas movimentam a economia, deixando divisas, mesmo por pouco tempo.

O Zaandam mede 237 metros e tem como origem Salvador. Depois segue com destino a Santarém/PA. A temporada ainda conta com 7 navios a aportarem no Terminal Marítimo de Passageiros (TMP), na Companhia Docas. 

Mais sete cruzeiros

A temporada conta ainda com outras 7 embarcações, que chegarão até abril do próximo ano. No total, cerca de 20 mil turistas deverão desembarcar na capital cearense, pelo Terminal Marítimo de Passageiros (TMP). Em outubro, o "National Geographic" trouxe 148 passageiros.


Transição

Com a concessão realizada recentemente, a administração do Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) está em fase de transição. Em agosto deste ano, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) conduziu um certame para a escolha de uma empresa que será responsável pela administração do equipamento. 


A vencedora foi a ABA Infraestrutura e Logística, com 35 anos de mercado, e expertise de operação, nos terminais do Rio de Janeiro, Salvador e Santos. Conforme as normas contratuais, a empresa vai apresentar um plano de trabalho nos próximos meses e somente assumirá a administração do terminal de passageiros, em meados de 2024, quando a alta estação 2023/2024 já estiver sido concluída. Portanto, a ABA Infraestrutura e Logística só ficará responsável pela administração do TMP, na alta estação 2024/2025.

Enquanto isso, para evitar possíveis impactos aos turistas, a Companhia Docas do Ceará está tomando todas as providências relativas a esta alta temporada, que começou em outubro último e seguirá até abril de 2024. As medidas incluem o aluguel de equipamentos que garantam segurança e comodidade aos turistas, durante a temporada.