Hub de tecnologia: V.tal inaugura 2º data center em Fortaleza

vtal
O Edge data center expande ecossistema de tecnologia e representa mais oportunidades de emprego e renda

O Ceará recebeu o segundo data center da empresa V.tal, na Praia do Futuro, em Fortaleza. Quase 50% da capacidade já está comercializada e mais 25% estão sendo negociados.

O novo prédio com 5 mil m² foi construído em 10 meses de forma integrada ao outro edge data center da empresa, totalizando um parque com cerca de 7 mil m² de área construída, capacidade superior a 5MW e mais de 600 posições de racks.

Potencial

Durante visita, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, conheceu a infraestrutura robusta e integrada do data center. O que, segundo ele, representa a ambiência pulsante da conectividade para a geração de empregos e oportunidades no Ceará.

“Temos um povo trabalhador com muita vontade de crescer. Nesse data center está a possibilidade de vida melhor para o nosso povo. O futuro implica condições favoráveis para o desenvolvimento sustentável, e o setor de tecnologia é absolutamente vital para o desenvolvimento econômico do Ceará. Para isso, fortaleceremos a parceria”, afirmou Elmano de Freitas, citando a implantação do 5G como estratégica para as áreas de saúde e educação.

Big Lobster

Chamado de “Big Lobster”, o novo edge data center está totalmente integrado à Estação de Chegada de Cabos Submarinos (CLS – Cable Landing Station), com redundância de conexão, promovendo maior segurança na transmissão de dados em função de eventuais interferências externas.

Valdeci Rebouças, presidente da Etice, vinculada à Seplag, reforçou a importância de ampliar a infraestrutura para consolidar o Ceará, a partir de Fortaleza, como o segundo ponto mais conectado do mundo. “Nós temos 18 cabos submarinos de fibra ótica. Isso é fundamental para atrair mais empresas e investimentos”.

O titular da Sedet, Salmito Filho, também destacou as vantagens competitivas do Ceará para atração de negócios na economia digital. “O Ceará tem o Cinturão Digital, tem os cabos de fibra óptica. Essa infraestrutura digital representa vantagem competitiva. Nossa meta é avançar mais na consolidação de polos tecnológicos e ecossistemas, com integração”, apontou.

Investimento

Segundo o vice-presidente de Estratégia da V.tal, Eduardo Silveira, o lançamento desta sexta-feira faz parte de um programa de investimentos da empresa para a expansão de data centers no Brasil, descentralizando do eixo Rio de Janeiro-São Paulo, e nos mais de cinco países onde atua.

“A V.tal é a maior empresa de soluções de infraestrutura digital neutra do País. Contamos com mais de oito mil técnicos atuando, tendo triplicado o número de colaboradores em Fortaleza. Mais de 2 mil municípios estão conectados com fibra óptica. Nossa infraestrutura serve a todo o País. Estamos prontos para o futuro, novas soluções, inclusive o 5G, com uma rede mais capilar. Tudo isso precisa de data center, infraestrutura e mobilidade, que está em nosso tripé de crescimento”, pontuou Eduardo.

Atendendo operadoras de telecom, provedores de internet e OTTs, a empresa possui 20 milhões de casas passadas disponíveis para o provimento de FTTH (Fiber To The Home), 430 mil quilômetros de fibra óptica terrestre no Brasil, e 26 mil quilômetros de cabos submarinos que ligam o Brasil a Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, Bermudas e Estados Unidos. Além de edge data centers distribuídos entre Brasil e Colômbia.

“Todas as apostas que fizemos em Fortaleza e no Ceará foram uma grata surpresa para nós. Isso é fruto do ecossistema criado aqui, com os cabos submarinos e serviços dos provedores de internet; é um exemplo para o mundo, estando entre os grandes na questão do tráfego. Por isso, investimos de novo aqui. O crescimento do mundo digital passa por Fortaleza”, complementou o vice-presidente Comercial de Atacado da V.tal, Bento Louro.

Anatel

O conselheiro da Anatel, Vicente Aquino Neto, enfatizou a importância de Fortaleza, que abriga condições naturais e geográficas únicas, para receber os cabos submarinos. “Não estamos falando apenas da Praia do Futuro, do Ceará, falamos de um patrimônio que vai concentrar a maior parte da infraestrutura do planeta. Mais de 90% da internet do Brasil passa por Fortaleza, bem como a internet da Europa e dos Estados Unidos da América”, disse.

Integração

O novo data center estará integrado ao outro edge data center da empresa, totalizando um parque com cerca de 7 mil m2 de área construída, capacidade superior a 5MW e mais de 600 posições de racks. A CLS, que já opera desde 2002, tem um papel relevante para a internet brasileira. Nela encontra-se o PIX (ponto de troca de tráfego) central do Ceará, que registra o terceiro maior volume de tráfego de internet do Brasil, permitindo que operadoras e provedores troquem tráfego diretamente e acessem conteúdo das principais OTTs de grande interesse dos usuários.