Natura Carbono Neutro evita emissão de 1,47 mi de toneladas

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Programa completa 15 anos gerando retorno social de R$ 32 para cada R$1 investido e possui 47 projetos

Diante dos riscos impostos pelas mudanças climáticas ao meio ambiente e à sociedade, a Natura assumiu, em 2007, o compromisso de ser uma empresa Carbono Neutro, com a implementação de um programa que mensura, reduz e compensa as emissões geradas não apenas por ela, mas por toda a sua cadeia produtiva - da extração das matérias-primas ao descarte final das embalagens após o uso. Ao completar 15 anos em outubro, o programa chega à marca de mais de 4 milhões de créditos de carbono compensados por meio de 47 projetos - 36 no Brasil e outros sete na América Latina.

 O programa gera ainda um retorno social de R$32 para cada R$1 investido, de acordo com o Integrated Profit and Loss (IP&L), metodologia de mensuração inovadora que considera os capitais humano, ambiental e social lançado pela marca este ano.

Compensação

Ao completar 15 anos do Programa Carbono Neutro, a Natura alcança a marca de 1,47 milhão de toneladas de carbono que deixaram de ser emitidas pelos diversos projetos de redução implementados ao longo desse ciclo, e celebra os projetos de compensação apoiados que contribuem para conservar mais de 21 mil hectares de florestas e reflorestamento.

Esse resultado impacta a vida de 15.588 famílias e gera R$ 2,15 bilhão em valores equivalentes a serviços ambientais, sociais e comunitários. Em um balanço das emissões de carbono e os cobenefícios gerados, chega-se a um resultado líquido positivo de R$1 bilhão.

De acordo com a diretora de Sustentabilidade de Natura &Co América Latina, Denise Hills, oferecer bens de consumo dentro de uma ética de desenvolvimento sustentável, buscando fomentar benefícios socioambientais a cada produto faz parte de uma trilha de empreendedorismo com propósito que a Natura percorre desde sua origem. 

”Por sua transversalidade, o Programa Natura Carbono Neutro nos permite abordar várias frentes, como eficiência energética e energias renováveis, além de poder ser um direcionador para a escolha de materiais e ingredientes para nossos produtos”, diz a executiva.

A preocupação da Natura vai além de mitigar o impacto de sua atuação para as mudanças climáticas. O Programa engloba a essa agenda um conjunto de ações de desenvolvimento sustentável com benefícios sociais e ambientais para as comunidades envolvidas, por meio da geração de empregos, educação, transferência de tecnologia e fortalecimento da economia local. 

Em média, para de cada R$1 investido pela Natura nesses projetos, R$34 são gerados em benefícios para a sociedade, segundo o IP&L (Integrated Profit & Loss), ferramenta desenvolvida pela empresa que mensura em valores financeiros seu impacto social e ambiental ao longo de toda a cadeia.

Em 2019, o programa Carbono Neutro foi reconhecido pela ONU em seu Prêmio Global de Ação Climática. A honraria se deu ao protagonismo da companhia no combate às mudanças climáticas. O próximo passo da Natura é zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2030, o que significa que o modelo de negócios da empresa deve ser capaz de capturar mais carbono do que emite.