5G da TIM cobre 100% dos bairros de Fortaleza; cinco municípios do Ceará atendidos

tim
Fábio Avellar, vice-presidente de Receitas da TIM, ressalta a experiência aprimorada dos usuários a partir do acesso à nova tecnologia. Jeri e Juazeiro do Norte também passam a ser contemplados com o 5G Foto: Divulgação

Firme no propósito de manter a maior e melhor rede 5G do País, a TIM detém a marca de líder na cobertura, com número superior a 6 mil antenas licenciadas - metade das existentes em âmbito nacional - em 130 cidades.

Para anunciar a chegada da tecnologia de quinta geração a 100% dos bairros de Fortaleza (121), além de elevar a cinco o número de municípios cearenses com a ativação, executivos da operadora vieram à Capital cearense, nesta quarta-feira (13), liderados por Fabio Avellar, vice-presidente de Receitas da TIM Brasil.  .  

No Estado

Além de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, agora, Jericoacoara e Juazeiro do Norte serão os novos municípios do Estado dotados com 5G da TIM. Destaca-se o impacto benéfico em localidades com atividade turística mais intensa, como Caucaia, onde fica a praia de Cumbuco, e a vila de Jericoacoara. A TIM cobre ainda 100% dos municípios cearenses com 4G.

De acordo com Avellar, a Capital cearense está entre as sete que foram eleitas para ter todos os bairros cobertos com 5G, inicialmente. As demais, no Nordeste, são Recife e Salvador. No restante do País essa escolha recaiu sobre São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba.

A TIM Brasil prevê R$ 13,3 bilhões em investimentos para o triênio (2023 a 2025), sendo os recursos basicamente aplicados em rede, predominantemente no 5G. 

Migração do consumidor

"A adesão do usuário é bastante forte porque percebe rapidamente a diferença da experiência", afirma Avellar. Em Fortaleza, 15% do total do tráfego de clientes TIM já migraram para a quinta geração. O percentual, segundo o executivo, supera as expectativas, considerando que o 5G possui apenas um ano de implantação, aproximadamente, no País. 

Uma vez que para fazer uso da nova tecnologia é necessário um aparelho compatível, além da área ser atendida com a cobertura, viabilizar cada vez mais o acesso aos smartphones com 5G é o desafio. O executivo lembra que há modelos com essa característica no portfólio da TIM que partem de R$ 899 no plano Controle, o que permite a aquisição também via parcelamento em até 10 ou 12 vezes. 

"O que a gente tenta fazer é trabalhar junto aos fornecedores para buscar reduzir preços e oferecer subsídios nos aparelhos. Quanto mais alto o plano e mais tempo o usuário fica com a TIM, há mais descontos, observa o executivo. Além disso, com o desenvolvimento das tecnologias, o preço também tende a cair.

Segundo estima, o aparelho 5G mais barato há um ano, época do lançamento do 5G, em comparação ao modelo mais em conta agora, custa cerca de 60% menos. Além disso, atualmente, 86% do portfólio à venda nos canais da TIM são aparelhos 5G, um crescimento de 20 pontos percentuais em um ano, fatores que também contribuem para a migração dos usuários.

Experiência aprimorada

"O objetivo da TIM com o 5G é aprimorar ainda mais a experiência dos clientes. As velocidades podem superar 1 Gbps, quase cem vezes maiores que as registradas com o 4G", afirma o vice-presidente de Receitas da operadora. Com esta evolução, mesmo com mais dispositivos conectados à rede, em grandes eventos, como em shows e jogos de futebol, essa performance é possível em velocidade praticamente instantânea.

Com a adoção da nova tecnologia, se verifica uma mudança no estilo de vida das pessoas, que querem compartilhar a experiência e não apenas vivê-la, assinala o diretor de Vendas da TIM, Bruno Talento, lembrando de eventos como Fortal e São João de Maracanaú, com milhares de participantes, que contaram com a conectividade em 5G da TIM. 

Atendimento ao usuário

Sobre o atendimento prestado pela operadora, Fabio Avellar classifica: "conquistamos o que a gente chama de tríplice coroa. Não somos nós que pensamos o nosso atendimento, é o consumidor moderno, o consumidor.gov, o Reclame Aqui, o Procon e a Anatel. Todas essas instâncias, nos avaliaram em julho deste ano como a melhor operadora do Brasil", aponta . Atualmente, a TIM detém uma megacarteira de clientes, com 62 milhões de usuários e está presente em 100% dos municípios do País. Destes, 3 milhões estão no Ceará, sendo cerca de 1,3 milhão na Capital. 

Corporativo e social

Avellar ressalta que todo o ecossistema é beneficiado pela conectividade, para além do consumidor pessoa física. Ressalta também que o 5G impulsiona fortemente o mercado corporativo, pois viabiliza a chamada Indústria 4.0 e a utilização de soluções relacionadas à Internet das Coisas. A tecnologia também pode estimular o crescimento de setores da economia, bem como educação, saúde, transporte e segurança, dentre outros. Ele lembra que a TIM é líder no setor de agrobusiness, com 14 milhões de áreas rurais cobertas pela operadora.

Participaram da visita ao Ceará, além de Fabio Avellar, vice-presidente de Receitas; Bruno Talento, diretor de Vendas; Sandro Cortez, head de Vendas Corporativas; Gustavo Maciel, diretor de Redes; Nathalia Cimi, gerente de Marketing; Roberta Câmara, executiva de Relações com Imprensa e Marcela Balbino, assessora de Imprensa.

Visita à Prefeitura

Os membros da diretoria da TIM visitaram o prefeito José Sarto. Os representantes da operadora destacaram o potencial de inovação da cidade como principal motivação para o investimento. De acordo com o prefeito, a ampliação do serviço beneficia a população com melhor acesso à internet e ainda estimula a geração de mais oportunidades e empregos.  “Essa é uma ótima notícia para a Cidade, pois representa democratização do serviço para moradores de todos os bairros", destacou Sarto.

Apple

A TIM é a 3ª operadora no mundo a oferecer o Apple One, fruto de parceria recente com a Apple. A operadora iniciará as vendas dos novos modelos  do iPhone 15 "em breve", mas ainda não definiu a data. A TIM tem no portfólio ainda novos serviços, com foco em viagens e em saúde.

Clique para ler mais