Paixão de Cristo de Nova Jerusalém prevê 70 mil espectadores; estreia reuniu 11 mil

paixao
Uma multidão se envolve com o mega espetáculo nos nove palcos da cidade teatro, em Pernambuco. Na estreia o público aumentou 22% neste ano. No Ceará, no dia 29, a encenação tradicional ocorre na cidade de Senador Pompeu  Foto: Divulgação

Mais de 11 mil espectadores estiveram presentes na estreia do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Pernambuco, que marcou o início da temporada teatral de 2024 no sábado, dia 23. A expectativa dos organizadores é de que este ano a encenação receba cerca de 70 mil pessoas em oito dias de apresentações.

O público na estreia deste ano representa um aumento significativo de 22% em relação a 2023. Como acontece todos os anos, essa multidão se entregou à mega encenação e impactou positivamente os artistas em cena nos nove palcos plateia da cidade teatro.

Impacto

“A presença do público muda o espetáculo e a energia que ele passa vai crescendo com a gente e isso só contribui. Se você se deixar levar você se perde ali, então eu tenho que estar bastante concentrado para não perder do fio da meada”, o ator Dalton Vigh, que interpreta o governador Pilatos na encenação.

Vigh está no elenco principal ao lado de Allan Souza Lima, que faz o papel de Jesus e de Mayana Neiva, como Maria. No espetáculo de estreia, Allan Souza Lima, conhecido por sua versatilidade e talento, entregou uma performance cativante como Jesus, transmitindo a serenidade e compaixão do filho de Deus. Sua interpretação emocionante expressou com dramaticidade os dilemas e sacrifícios enfrentados por Cristo em seus últimos dias na Terra.

Jornada espiritual

A talentosa Mayana Neiva trouxe uma profundidade tocante ao papel de Maria, a mãe de Jesus. Sua expressão de dor e esperança ressoou com o público, capturando a essência da figura materna que testemunhou o sofrimento de seu filho com uma mistura de amor inabalável e angústia indizível. Enquanto isso, Dalton Vigh personificou com maestria o papel ambíguo e complexo de Pilatos, o governador romano. Sua interpretação mostrou as nuances do poder e da indecisão, destacando os conflitos morais enfrentados por aqueles envolvidos na trama da Paixão.

Para Robinson Pacheco, coordenador geral do espetáculo, o significativo aumento de público reflete não apenas a popularidade duradoura da encenação, que há 55 anos tem emocionado e inspirado espectadores de todo o Brasil e do exterior, mas também a crescente relevância e apelo deste evento teatral único.

“A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém não é apenas uma peça de teatro; é uma experiência que transcende o palco, envolvendo os espectadores em uma jornada espiritual e emocional que ressoa com os valores fundamentais da humanidade”, afirma.

Em Senador Pompeu

A encenação da morte e ressurreição de Jesus Cristo também tornou-se referência no município de Senador Pompeu, no Ceará, a saga de Cristo marca as festividades do ciclo religioso pascal, tão aguardado o ano todo pela população. O espetáculo acontece na sexta-feira santa (29), a partir das 16h, tendo início na Igreja Matriz da cidade, percorrendo as ruas dos bairros Centro e Caracará, e encerrando nos arredores da antiga Estação Ferroviária, hoje sede da Fundação Santa Terezinha.

Com o intuito de inserir a comunidade no elenco e ampliação do projeto, este ano serão realizadas duas oficinas de formação cênicas, “Expressão Corporal” e “Jogos Teatrais”, para todos os participantes no processo de montagem do espetáculo, entre os dias 21 e 28. Além disso, a partir do dia 25 uma exposição fotográfica sobre as edições anteriores ficará aberta ao público, na sede da Fundação Santa Terezinha

Chegando em 14ª edição no município, o espetáculo cênico do calvário de Jesus Cristo é um projeto idealizado por Terezinha Matos, produzido pela Fundação Santa Terezinha através do Ponto de Cultura Estação das Artes, com apoio da VeepNet, Bemais Criações, vereadora Márcia Zomin, Farmácia Bem Estar e vereador Audir Carmo, apoio institucional da Associação Comunitária do bairro Caracará - ACBC e da Paróquia Nossa Senhora das Dorese, e parceria da Prefeitura Municipal de Senador Pompeu, através do Departamento de Cultura, e  apoio Cultural do Governo do Estado do Ceará, com o projeto aprovado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Lei nº 18.012 de 1° de abril de 2022.

Encenação 

É dividido em 15 Estações e 20 Cenas que emocionam e fazem a plateia voltar no tempo. Começando com a Chegada Triunfal de Roma, Anunciação de Jesus, Samaritana do Poço, Endemoniado, Tentação de Jesus, Apedrejamento, Sermão da Montanha, Santa Ceia, Conspiração de Judas, Monte das Oliveiras, Traição de Judas, Arrependimento e Morte de Judas, Jesus diante de Caifás, Bacanal de Herodes, Jesus diante de Pilatos, Martírio de Jesus, a Crucificação e a Ressurreição de Cristo.

A encenação dura, em média, 120min, conta com cerca de 100 artistas de Senador Pompeu e convidados, e atrai um público estimado entre 1.500 a 2.000 pessoas. Contribuindo para a manutenção, valorização, reconhecimento e salvaguarda das manifestações tradicionais e populares do ciclo religioso. O espetáculo “A Inigualável Paixão de Jesus Cristo” é uma ação de valorização da cultura tradicional popular, que possibilita troca de experiências, formação, compromisso social, acessibilidade e inclusão, fruição artística, fomento à economia da cultura local. Nesse sentido, reiteramos a importância do apoio da Secretaria da Cultura do Ceará para a realização desse grandioso espetáculo para o município e região.

Gólgota no José Walter

A época da Semana Santa é momento de reflexão e renovação da fé. Também é o período em que a arte também se faz presente para contar uma das maiores histórias da humanidade. Assim, o bairro José Walter, um dos maiores bairros de Fortaleza, será palco do tradicional espetáculo da  Paixão de Cristo, Gólgota. O espetáculo será apresentado em Fortaleza, no bairro José Walter, nos dias 29 e 30 de março, sempre às 20h,  no Campo do Onélio Porto. Antes, será apresentado em Camocim e em São Gonçalo do Amarante.  O acesso é gratuito.

Encenado há 31 anos ininterruptos, conta com uma superprodução de palco, som, luz e figurinos, tornando-se hoje uma das maiores encenações de artes cênicas do Ceará e o terceiro maior espetáculo do Nordeste e assistido por mais de 100 mil pessoas, o espetáculo Gólgota, encena a emocionante história de Jesus Cristo, do nascimento à ascensão, levando o público para uma viagem no tempo e aos ensinamentos de Jesus Cristo. Boa parte do elenco é composto por jovens do bairro José Walter. 

50 atores

Em cena, ao ar livre, mais de 50 atores que compõem o grupo Populart,  se revezam entre figurantes, elenco principal e outras funções. Toda cenografia e figurinos são confeccionados pelos os jovens que fazem o espetáculo. 

“Apresentar para o público do Estado do Ceará, um espetáculo teatral de grande porte e de extrema qualidade, utilizando artistas Cearenses valorizando seus talentos e abrindo caminhos para sua ascensão profissional por meio das Artes Cênicas, valorizando o teatro e transformando este espetáculo num pólo permanente de apresentações de espetáculos de Paixão de Cristo”, disse o diretor Expedito Garcia. 

Gólgota: 31 anos de encenação da Paixão de Cristo é apoiado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) por meio do  Edital Paixão de Cristo 2024 e pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) por meio do  XVIII Edital Ceará da Paixão - 2024.

Serviço

Nova Jerusalem

Os ingressos para a temporada de espetáculos já estão à venda pelo site oficial www.novajerusalem.com.br e podem ser adquiridos em até 12x no cartão.

Senador Pompeu

Espetáculo “A Inigualável Paixão de Jesus Cristo”

Data: 29 (sexta-feira santa)

Local: Igreja Matriz de Senador Pompeu

Horário: a partir 16h

Gólgota

Dia 27/03 - às 19h - Sítio Córrego

Dia 28/03, às  19h - Pecém - São Gonçalo do Amarante

Dia 29/03, às 20h -  José Walter (Campo do Onélio Porto)

Dia 30/03,  às  20h  - José Walter (Campo do Onélio Porto)