Prefeitura inaugura 3º Centro de Recondicionamento Tecnológico (CRT)

crt
O equipamento é fruto de uma parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor)

A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, nesta quarta-feira (10/04), o terceiro Centro de Recondicionamento Tecnológico (CRT) da cidade, desta vez em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor). O novo CRT fica no campus da Unifor e, assim como os outros dois, receberá doações de resíduos eletrônicos e terá capacitações gratuitas do Juventude Digital (JD).

"O CRT faz parte de duas políticas muito bem conectadas: uma é a estratégia de desenvolvimento baseada na formação de jovens na área de tecnologia e a outra é a política de resíduos sólidos. O Brasil é o quinto maior de lixo eletrônico do mundo e aqui a gente une as duas políticas, trabalhando a reciclagem e a capacitação de jovens por meio do Juventude Digital. Portanto, é uma política inclusiva, inovadora, com um design extremamente sofisticado e conectado com as demandas do século XXI", destacou o vice-prefeito Élcio Batista.

Serão cinco unidades

Além deste CRT, Fortaleza conta com duas unidades (na Praia de Iracema e no Bom Jardim) e, de acordo com o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia, a Prefeitura vai instalar outros cinco Centros até o fim deste ano. 

"Esse é o terceiro CRT e teremos mais cinco até o fim do ano. Mas este é muito importante porque vai ser um difusor de conhecimento para os outros. Essa parceria com a Unifor nos permite desenvolver pesquisas e formar os instrutores dos outros centros. Temos possibilidades incríveis a partir do que algumas pessoas chamam de lixo, com o recondicionamento, o reuso e o incentivo à economia circular. É isso que nós precisamos fazer para que Fortaleza seja uma referência na questão dos resíduos sólidos, especificamente na questão dos resíduos eletrônicos".

CRT

Coordenado pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova) e pelo Juventude Digital, o CRT faz parte do programa Mais Fortaleza, lançado pela Prefeitura para qualificar a gestão de resíduos sólidos. O primeiro CRT da cidade, inaugurado em novembro de 2022 na Praia de Iracema, já recebeu 5 toneladas de resíduos eletrônicos. Cerca de 3 toneladas foram repassadas às associações de catadores para o descarte correto, gerando R$ 20 mil de renda.

O CRT recebe doação de resíduos eletrônicos variados: CPUs, notebooks, tablets, smartphones, monitores, teclados, mouses e impressoras, além de todos os tipos de cabos. Além dos três CRTs, todas as Secretarias Regionais de Fortaleza recebem resíduos eletrônicos. Os resíduos que ainda possuem possibilidade de recondicionamento, como computadores e notebooks, são utilizados durante as aulas do curso do Juventude Digital. No mês de setembro, 15 associações de catadores foram contempladas com computadores recuperados para otimizar sua rotina de trabalho.

Contribuição

A vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, Adriana Helena Moreira, destacou a contribuição da universidade para o projeto. "Nós estamos muito felizes porque a universidade é produção de conhecimento e eu acho que a gente traz essa força dos nossos professores-doutores e dos nossos alunos. Isso traz um diferencial para o nosso CRT que se soma à nossa experiência de fazer formação e capacitação profissional para a comunidade do entorno", afirmou.

Juventude Digital

O novo CRT ainda sediará aulas do curso de Manutenção e Montagem de Computadores do Juventude Digital. A formação aborda desde os componentes dos computadores até a detecção de problemas e soluções nos equipamentos. No total, 23 turmas já concluíram o curso, resultando em 285 alunos capacitados. 

"O Juventude Digital tem essa missão de criar acessos para o jovem no mercado de tecnologia. Então o novo CRT vai ser um espaço onde o jovem vai ter contato com hardware e entender como a tecnologia está conectada com o impacto socioambiental. As capacitações serão voltadas principalmente para os jovens das comunidades vizinhas da universidade interessados em conhecer esse mundo de possibilidades que a tecnologia traz por meio de cursos, oficinas, eventos e de conexões com o mercado de trabalho", ressalta Ianna Brandão, coordenadora do Juventude Digital.