H2V e amônia: Voltalia vai investir US$ 3 bi para produção no Pecém com 5 mil empregos

h2v
Os cinco mil empregos são na fase inicial do empreendimento. O governador Elmano de Freitas participou, nesta terça-feira (9), da assinatura do 6º pré-contrato para a produção de hidrogênio e amônia verdes no Ceará. O vínculo foi firmado com o Complexo do Pecém Foto: Divulgação

A empresa de origem francesa Voltalia do Brasil assinou o sexto pré-contrato para a produção de hidrogênio e amônia verdes no Ceará.

Investimento

A projeção de investimento é de US$ 3 bilhões, com expectativa para geração de 5 mil empregos na fase de implantação do empreendimento, que será estabelecido no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O evento aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

Infraestrutura

Elmano de Freitas destacou a importância de trazer cada vez mais empresas para produzir hidrogênio verde no Ceará. “Tenho trabalhado para viabilizar a infraestrutura e a logística para atrair essas empresas para o Porto do Pecém. Cada memorando que se consolida como um pré-contrato assinado confirma que nosso projeto de fortalecer ainda mais o setor de energias renováveis está no caminho certo”, disse.

Parceria

Estabelecida no Brasil desde 2006, a Voltalia do Brasil é uma subsidiária do grupo francês Voltalia, que possui presença em 20 países e se dedica ao desenvolvimento de projetos e à produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis. Atualmente, a Voltalia do Brasil opera mais de 1500 MW de parques eólicos e solares, concentrados principalmente na região Nordeste.

“Acreditamos firmemente que o Porto de Pecém pode ser um vetor para o sucesso deste novo mercado, podendo proporcionar uma infraestrutura e logística favoráveis para o desenvolvimento dessa indústria promissora”, pontuou Robert Klein, diretor da Voltalia para a América Latina.

Outros pré-contratos

Até o momento, foram assinados outros cinco pré-contratos (AES, Casa dos Ventos, Cactus Energia, Fortescue e uma outra empresa que pediu sigilo) e 36 Memorandos de Entendimento (MoU), todos com o objetivo de produzir e também exportar hidrogênio verde.

“Estamos muito felizes em anunciar mais um pré-contrato para nosso hub de hidrogênio verde. Cada memorando que se converte em pré-contrato é uma confirmação de que nosso projeto é robusto e tem muito potencial. Vamos continuar trabalhando para que mais pré-contratos saiam durante este ano de 2024”, afirma Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém.

Para o presidente da ZPE Ceará, Hélio Winston Leitão, a assinatura de mais um pré-contrato é um passo importante para a consolidação do Hub de Hidrogênio Verde. "Nosso maior desafio é concretizar esses grandes investimentos e consolidar o estado do Ceará como referência nesse mercado da economia verde. Com o pré-contrato, a Voltalia garante uma reserva de área no Setor 2 da ZPE e pode dar sequência aos próximos passos para a obtenção das respectivas licenças necessárias para a efetiva implementação do projeto", comenta.