Intenção de compra do consumidor fortalezense em abril é a menor desde março de 2022

geladeiras
Só 35,8% dos consumidores da Capital cearense demonstram a pretensão de adquirir algum bem em abril. As geladeiras, seguidas dos aparelhos de TV e móveis lideram Foto: Freepik

A intenção de compra do consumidor de Fortaleza caiu em abril para 35,8%. No mês anterior o percentual era de 36,6%. A taxa de abril de 2024 é a pior desde março de 2022.

Em janeiro de 2024, a pretensão de consumir em Fortaleza estava no patamar de 49,7% e em abril de 2023 se situava em 43,2%.

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Produtos desejados

Encabeçam a lista de itens mais desejados para os que têm intenção de consumir as geladeiras, televisores e móveis. A intenção de compra é mais elevada entre os consumidores do sexo feminino (36,4%), na faixa etária entre 18 e 24 anos (47,3%) e com uma renda familiar mensal acima de dez salários-mínimos (84,5%). A pesquisa é conduzida pela Fecomércio Ceará, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC),

Segundo a pesquisa do IPDC, em abril, 48,8% dos entrevistados consideraram o período propício para a aquisição de bens duráveis. Os consumidores mais inclinados a fazer compras são predominantemente do sexo masculino (51,3%), com idade entre 18 e 24 anos (52,7%) e com renda familiar mensal entre cinco e dez salários-mínimos (58,1%), portanto, aqueles com melhor situação financeira.

Ticket médio

Já o valor médio das compras é estimado em R$ 620,58, sendo os bens duráveis os mais procurados. Entre os itens mais citados estão geladeiras e refrigeradores (20,3%), televisores (18,2%), móveis e artigos de decoração (16,8%), artigos de vestuário (13,6%), aparelhos de telefonia celular e smartphones (12,1%), máquinas de lavar roupa (11,8%), fogões (11,4%) e calçados (8,2%).

Confiança do consumidor

Apesar da intenção de compra em baixa, o Índice de Confiança do Consumidor em Fortaleza (ICC) registrou uma melhora, atingindo 118,7 pontos, ante 114,7 março. Em abril de 2023, a taxa era de 105,9 pontos. A evolução do ICC foi impulsionada pelas variações de seus dois componentes principais. O Índice de Situação Presente (ISP) registrou um aumento de 4,6%, passando de 103,4 pontos em março para 108,1 pontos em abril. Enquanto isso, o Índice de Expectativas Futuras (IEF) subiu 2,9% no mês, alcançando 125,8 pontos.

Situação financeira

O estudo também revela que 70,1% dos consumidores de Fortaleza percebem que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Além disso, as expectativas para o futuro são mais otimistas, com 83,8% dos entrevistados esperando que sua situação financeira futura seja melhor ou muito melhor do que a atual.

Quanto à percepção do ambiente econômico nacional, 65,3% dos consumidores entrevistados acreditam em uma melhoria nos próximos 12 meses, o que indica confiança na economia brasileira, apesar dos desafios conjunturais.

Otimismo com cautela

O levantamento do IPDC relata que o cenário atual revela um consumidor otimista em relação à economia, porém cauteloso em relação às compras. Diante disso, as empresas devem estar atentas a esse comportamento e buscar estratégias para estimular o consumo, como oferecer promoções e condições atrativas de pagamento, além de investir em comunicação para destacar seus produtos e serviços.