Ceará terá 2º maior faturamento do NE no Dia das Mães e 53,6% vão comprar em Fortaleza

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Os produtos mais citados incluem artigos de vestuário e acessórios (41,7%), cosméticos e itens de perfumaria (37,7%), calçados (11,6%), chocolates, doces, bombons (9,4%), flores (6,3%) e eletroportáteis(6,0%) Foto: Regina Carvalho

Será um Dia das Mães melhor para o varejo que o registrado em 2023 no País. A data deve superar R$ 13 bilhões, sendo R$ 349,08 milhões no Ceará, o segundo melhor resultado do Nordeste. A Bahia lidera com R$ 516,87 milhões, depois vem o Ceará e, em terceiro no ranking da Região, aparece Pernambuco, com movimentação para a data de R$ 329,05.

Empregos

Quase 26 mil trabalhadores temporários devem ser contratados para dar conta da segunda data mais importante do varejo nacional.

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Faturamento nos Estados, de acordo com a CNC

Mais buscados em Fortaleza

Em Fortaleza, outra pesquisa, portanto com metodologia diferente, aponta que o Dia das Mães deverá movimentar R$ 393 milhões, com um crescimento da ordem de 11,3% ante igual período de 2023.

De acordo com a pesquisa do IPDC/Fecomércio-CE, mais da metade dos entrevistados (53,6%) planeja comprar presentes para a ocasião. Os produtos mais citados incluem artigos de vestuário e acessórios (41,7%), cosméticos e itens de perfumaria (37,7%), calçados (11,6%), chocolates, doces, bombons (9,4%), flores (6,3%) e eletroportáteis(6,0%).

Gasto médio

O gasto médio projetado por presente é de R$ 265, com a maioria dos entrevistados (55,8%) optando por pagamentos à vista. No entanto, 41,9% preferem o cartão de crédito, evidenciando uma disposição para parcelamento ou benefícios de programas de fidelidade.

Os locais de compra preferidos incluem shopping centers (42,3%), lojas de rua e galerias comerciais (25,6%) e centros comerciais (21,4%), sugerindo a importância de estratégias de marketing específicas para cada tipo de estabelecimento. Quanto às datas de compra, a maioria não tem um dia específico em mente, mas os sábados emergem como os preferidos, seguidos por sexta-feira e domingo.

Celebração

Além disso, a intenção de celebração é alta, com 54,5% dos entrevistados planejando comemorar a data. Notavelmente, a maioria dessas celebrações (73,2%) ocorrerá em casa, com familiares ou amigos, indicando uma valorização do ambiente familiar durante as festividades.

Brasil

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que o volume de vendas no comércio varejista voltado para o Dia das Mães deve atingir R$ 13,2 bilhões em 2024. O valor representa aumento de 3,5% em relação à movimentação financeira real observada no ano passado. Diante da magnitude e da variedade de segmentos impactados, essa data comemorativa é considerada o Natal do primeiro semestre pelo varejo brasileiro.

Por estados

São Paulo (R$ 3,9 bilhões), Minas Gerais (R$ 1,4 bilhão), Rio de Janeiro (R$ 1,1 bilhão) e Rio Grande do Sul (R$ 967 milhões) devem concentrar 57% das vendas. As 12 maiores Unidades da Federação deverão registrar avanços nos volumes de vendas locais, sendo Espírito Santo e Bahia os maiores destaques relativos às altas esperadas – ambos com projeção de 6,3%. O Ceará aparece atrás da Bahia, com R$ 349,08.

Roupas e calçados são os preferidos

A maior previsão de faturamento é do segmento de vestuário, calçados e assessórios: R$ 5,1 bilhões, um avanço de 2,1% na comparação com 2023. Em seguida, vem o ramo de farmácias, perfumarias e lojas de cosméticos, com previsão de R$ 2,6 bilhões.

Os estabelecimentos especializados na venda de móveis e eletrodomésticos devem responder por R$ 1,8 bilhão, enquanto os de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, R$ 1,8 bilhão. A maior alta, no entanto, está prevista para o ramo de hiper e supermercados, que deve ter aumento de 6% nas vendas e chegar a aproximadamente R$ 1,2 bilhão.

Presentes caros mais baratos

A desaceleração da inflação observada ao longo dos últimos meses deve refletir na cesta de consumo típica da data, cuja tendência de alta é de 2,5%, em média, a menor variação desde 2020, quando o aumento foi de 1,2%.

Um dos destaques é a queda dos preços de itens usualmente mais caros, como smartphones, que tiveram queda de 8,4%; joias, com redução de 7,9%; e aparelhos de som, com diminuição de 5,1%. Por outro lado, aparelhos de ar-condicionado aumentaram expressivos 22%, livros tiveram alta de 11,5% nos preços, e tênis ficaram 9% mais caros que no ano passado.

Melhoria das condições de consumo

Conforme o economista da CNC responsável pelo estudo, Fabio Bentes, as condições de consumo do brasileiro favorecem um Dia das Mães mais gordo. “A expectativa mais positiva para a data neste ano se dá por conta das melhores condições das taxas de juros e do mercado de trabalho, o que melhora o poder de compra tanto à vista como a prazo”, explica Bentes.

O economista destaca que a taxa média de juros para pessoas físicas atingiu um pico de 59,87% ao ano em maio do ano passado e, depois disso, assumiu uma trajetória de queda, o que influencia diretamente o planejamento das famílias para este Dia das Mães. Em fevereiro deste ano, a taxa estava em 52,46% ao ano, o menor patamar desde junho de 2022, de acordo com o Banco Central. Completam o cenário a menor taxa de desocupação do mercado em 10 anos e a desaceleração da inflação, que fechou o primeiro trimestre em 1,4%, o menor percentual dos últimos quatro anos.

Contratação de temporários

Com a expectativa real de aumento do volume de vendas, a contratação de trabalhadores temporários para atender à demanda deverá ser maior do que no ano passado (25,9 mil vagas em 2024 contra 23,7 mil vagas no ano passado). A expectativa é que o salário médio de admissão fique em torno de R$ 1.794, uma alta de 7,1% do valor médio pago na mesma data em 2023.

São Paulo (6,7 mil) e Minas Gerais (2,9 mil) devem ser os maiores demandantes por trabalhadores temporários. A expectativa da CNC é que 6,8 mil trabalhadores temporários sejam efetivados no varejo após o fim da segunda data comemorativa mais importante do varejo nacional.

Momento positivo

Conforme o presidente da CNC, José Roberto Tadros, o momento é positivo. “As duas pesquisas realizadas pela Confederação que medem as perspectivas do comércio tanto do ponto de vista dos varejistas quanto dos consumidores apontam crescimento do setor”, afirma Tadros. Ele lembra que o indicador que mede a confiança dos varejistas em relação às condições atuais de suas empresas aumentou 6,4% em relação a março e a intenção de consumo teve a primeira alta em quatro meses, com avanço de 0,4%. “O orçamento menos apertado das famílias deve favorecer as compras em praticamente todos os segmentos”, ressalta.