
A primeira corrida de rua promovida pela ArcelorMittal no Ceará vem aí: é o Circuito do Aço ArcelorMittal. Para atender ainda melhor à comunidade de corredores e ampliar a participação do público, a data foi ajustada para 15 de novembro (feriado da Proclamação da República), um sábado especial na Beira-Mar de Fortaleza.
O evento, aberto ao público, tem o propósito de fortalecer o compromisso da produtora de aço com a sustentabilidade, promover a diversidade e inclusão e incentivar hábitos saudáveis.
O lançamento oficial acontece em 1º de setembro, em um evento voltado para assessorias esportivas. As inscrições estarão abertas de 2 de setembro a 14 de novembro (ou até atingir o limite de vagas), com entrega dos kits nos dias 13 e 14 de novembro. Os percursos serão de 2,5km, 5 km e 10 km, acolhendo aqueles que querem evoluir e também para quem está começando.
Compromisso
“O Circuito do Aço ArcelorMittal nasce com o objetivo de ser muito mais do que uma corrida, é uma extensão do nosso compromisso com o desenvolvimento do Ceará, o que inclui o investimento em ações de sustentabilidade, esporte e saúde. Queremos criar uma experiência transformadora, acessível e inspiradora para todos e todas”, afirmou Patrícia Colaferro, gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal unidade Pecém.
“O Circuito do Aço traz aspectos inovadores para o cenário de corridas de rua no Ceará, fruto de uma série de reuniões e entendimentos com o time da ArcelorMittal, que deixou claro desde o início que não queria realizar apenas mais uma prova. É interessante observar que a empresa produz aço, material que tem tudo a ver com a corrida, pois está nos relógios e óculos esportivos, em troféus e medalhas, na estrutura de apoio necessária para a realização da prova, tanto na arena quando no percurso”, destaca Fernando Elpídio, diretor geral da Nova Letra Eventos Criativos, parceira na realização do Circuito do Aço.
Sustentabilidade e inclusão
Um dos grandes diferenciais da Corrida ArcelorMittal será ações de sustentabilidade, por exemplo, a realização do evento com neutralidade de carbono; a coleta de resíduos para realização de economia circular, entre outras iniciativas. Além disso, vai proporcionar uma experiência personalizada para mulheres e pessoas com deficiência. A corrida também contará com um pelotão especial para empregados e empregadas da empresa, incentivando a integração e o bem-estar no ambiente corporativo.
Naralise Santos, supervisora de contratos da ArcelorMittal, é meio-maratonista e conta que está empolgada com a prova da produtora de aço. “Ter a oportunidade de correr em uma prova da ArcelorMittal torna tudo ainda mais especial. É uma empresa que valoriza o bem-estar, o esporte, a superação e a equidade de gênero como parte de sua cultura”, afirma.
Na largada
O paratriatleta Mário Tebet, analista da Estratégia Industrial, também estará na linha de largada. Ele já participou de provas como Ironman e o Fodaxman e garante que a corrida da ArcelorMittal tem um sabor especial.
“Hoje eu entendo que com a minha deficiência, o que eu faço, com a intensidade e a forma que eu faço, eu estou em um patamar que as pessoas com quem eu converso se impressionam e se inspiram com minha força de vontade. E isso ajuda a motivar os meus colegas a iniciarem e continuarem com a prática da corrida. Para fazer qualquer coisa na vida, o primeiro passo é querer fazer. Essa corrida da ArcelorMittal é uma grande oportunidade para quem está começando. É um grande incentivo ao esporte e ao bem-estar”, comenta Tebet.
Serviço:
Circuito do Aço ArcelorMittal
15 de novembro de 2025
Avenida Beira-Mar, Fortaleza (CE)
Percursos: 2km, 5km e 10km
Lançamento oficial: 1º de setembro – evento para assessorias
Inscrições: 2 de setembro a 14 de novembro (ou até atingir o limite de vagas)
Entrega de kits: 13 e 14 de novembro