
Turismo, negócios e capacitação. Esta é a trinca de fatores que fazem do BTM - Brazil Travel Market - a terceira maior feira (Business to Business) B2B do Brasil, que chega pela quarta vez ao Ceará, fazendo de Fortaleza a Capital do turismo por dois dias.
Crescimento superior a 10%
Com a contribuição de uma malha de conexão aérea direta com a Capital cearense, ligando a vários estados, a expectativa durante o mega evento é de movimentar um público de mais de 5 mil profissionais do setor, crescimento de mais de 10% em relação ao ano passado. Destes, cerca de mil são agentes de viagens. Além dos negócios gerados durante os dias de feira, o BTM exerce um papel de fomentador de negócios futuros do setor.
Parques internacionais
Um dos pontos em destaque em relação à participação internacional, segundo revela Cláudio Júnior, organizador do BTM, é a presença de players da Universal Studios (EUA), Sea World e Orlando Magic, que terão uma sala reservada com 350 lugares para troca de informações com os participantes.
A programação do evento recebe feiras de negócios, capacitações nacionais e internacionais e acontece nos dias 24 e 25 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. São 23 operadoras, que são as fornecedoras das agências de viagens, participando, acrescenta Breno Mesquita, também organizador do BTM.
Yrwana Albuquerque, secretária de Turismo do Ceará, enaltece o potencial do BTM, diante de seu porte, com buyers nacionais e internacionais "para que possamos fazer negócios e, desta forma, movimentando cada vez mais Fortaleza e divulgando também o Ceará".
Segundo a secretária, o Ceará possui seis Instâncias de Governança Regional (IGRs), que são rotas consolidadas de turismo e que estarão com stands próprios, presentes no BTM, para divulgar os seus atrativos.
25 operadoras
A organização do BTM confirmou a participação de 25 operadoras de turismo com estandes na edição de 2024, que será realizada nos dias 24 e 25 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento, que se consolida como o maior evento de turismo B2B (business to business) do Norte-Nordeste, contará com um número recorde de operadoras nacionais e internacionais, oferecendo aos profissionais do setor uma ampla variedade de destinos e produtos turísticos.
Azul Viagens, Befly, Bestbuy, BRT, Brasileiros em Ushuaia, Brasileiros em Mendonza, CVC, Diversa, Euromarmara, E-HTL, Expedia TAAP, FRT, Frontur, G7, Orinter, Personal RGE Tours, Qualitours, Quensberry, Queops, Lusanova, Multiserviços Operadora, Noronha Brasil, Schultz, Trend e R11 serão as operadoras que marcarão presença no BTM.
Maior economia do NE
De acordo com o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, o turismo de eventos faz parte da estratégia de Fortaleza, que é atualmente a maior economia do Nordeste, com um PIB de R$ 74 bilhões, como forma de consolidar essa posição.
O público-alvo inclui agentes e operadores de viagens, além de caravanas vindas de diversas partes do Brasil. Ao longo dos dois dias do evento, estarão presentes expositores, agentes e operadores de viagens, representantes de órgãos de turismo, governos municipais, estaduais e federal, associações da indústria do turismo, imprensa especializada e outros participantes relevantes do setor.
Agências de Viagem
A presidente da Associação das Agências de Viagens no Ceará (Abav-CE), Márcia Pinheiro, destaca o incentivo que é dado aos agentes e guias de turismo para participarem da BTM, considerando as capacitações disponíveis, diante da importância do networking e absorção de conhecimentos que a feira oferece. Atualmente, a Abab Ceará possui 60 associados.
Crescimento contínuo
Durante o lançamento, os organizadores destacaram o crescimento contínuo do evento, que atrai cada vez mais novos expositores, ampliando as oportunidades de negócios para o mercado. Claudio Junior comemorou o sucesso da comercialização dos estandes e reforçou a expectativa de uma alta na movimentação turística para a região nordeste nos próximos meses.
“Nós temos um forte compromisso com a formação de profissionais durante o evento. Por isso, as salas de capacitação servirão como locais dedicados ao treinamento e à atualização sobre produtos e destinos turísticos, tanto nacionais quanto internacionais”, afirma Claudio Junior, CEO da BBC, empresa realizadora do BTM.
Encontros
O Brazil Travel Market também foi selecionado como ponto de encontro para diversas reuniões regionais e nacionais, incluindo encontros da ABAV N/NE, Fornatur, Observatório de Turismo do CE e o Programa de Regionalização do MTUR. Essas reuniões refletem a importância do evento como um hub de networking e desenvolvimento para o setor de turismo.
Rodada de negócios
Além da feira de negócios, o BTM 2024 também oferecerá uma programação rica em palestras e rodada de negócios, com temas que vão desde as tendências tecnológicas no turismo até as estratégias para o crescimento do turismo sustentável.
A curadoria de Thiago Akira, especialista renomado no setor, garantirá capacitações de alto nível com a participação de palestrantes de destaque como Daniel Turbox, Saulo Bocannera e Thais Medina. O embaixador do evento é o RP, Victor Costa.
Parcerias
Com grandes parcerias, o BTM conta com a Integração Trade, que convidará agentes de viagem para participar do evento, e Frontur Operadora, que trará a primeira caravana vinda do estado de Minas Gerais, ampliando a representatividade regional. Para facilitar a chegada dos profissionais de turismo, a Azul Linhas Aéreas oferecerá um desconto de 15% em suas tarifas, tornando o evento ainda mais acessível.
Befly, Bestbuy, BRT, Brasileiros em Ushuaia, Brasileiros em Mendonza, CVC, Diversa, Euromarmara, E-HTL, Expedia TAAP, FRT, Frontur, G7, Orinter, Personal RGE Tours, Qualitours, Quensberry, Queops, Lusanova, Multiserviços Operadora, Noronha Brasil, Schultz, Trend e R11 também estarão no evento.
O BTM é produzido pela BBC Eventos e tem como objetivo reunir e promover a integração do setor de viagens e turismo, além de oferecer novos produtos ao mercado.