
A economia cearense manteve o ritmo de expansão e registrou crescimento acima da média nacional no 2º trimestre de 2025. O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado avançou 3,86% no período, superando os 2,2% de alta do Brasil. Os principais destaques da análise feita pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), foram divulgados na quarta-feira (17) nas redes sociais do governador Elmano de Freitas.
Projeção para 2025
A previsão do PIB do Ceará para 2025 (terceira do ano) é de um crescimento de 3,15%, resultado que é superior a segunda revisão deste ano (junho), de 2,78%. A perspectiva para o PIB cearense para 2025, ainda em dezembro de 2024, era de 2,51%, mesmo índice mantido na primeira previsão (março) deste ano. Em todas, as estimativas para a economia cearense superam as do Brasil, de 2,16% (setembro); 2,20% (junho); 1,99% (março) e de 2,0% em dezembro de 2024.
Comparação
No segundo trimestre de 2025, o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 3,86% em comparação ao segundo trimestre de 2024. O desempenho do PIB estadual, no segundo trimestre em relação ao trimestre imediatamente anterior (primeiro trimestre de 2025), foi de 0,39%. Já o PIB cearense acumulado no ano (primeiro semestre) ficou em 4,15% e no acumulado dos últimos quatro trimestres atingiu 5,58%.
Os resultados da economia do Ceará são destaques na comparação com os números nacionais, que foram: 2,2% no segundo trimestre de 2025 em relação a 2024; 0,4% comparativamente ao primeiro trimestre deste ano; 2,5% no primeiro semestre (acumulado) e de 3,2% no acumulado dos últimos quatro trimestres. Os números da economia cearense foram divulgados, na tarde de hoje (17), pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
O crescimento da economia cearense no segundo trimestre de 2025 superou, inclusive, os resultados de São Paulo, de 0,4%; da Bahia, de 2,1%, e do Espírito Santo, de 3,4%. Aliás, o PIB do Ceará, no primeiro trimestre deste ano, de 4,18%, já tinha também superado o índice baiano, de 3,2% naquele período, bem como o número paulista, que foi de 2,3%. Os dados sobre o PIB estadual já podem ser acessados, na íntegra, na página do Instituto.
Setor produtivo
O governador Elmano de Freitas comemorou o resultado e destacou o papel do setor produtivo. “Esse resultado é fruto de muito trabalho e parcerias com o setor produtivo, garantindo mais investimentos, empregos e oportunidades para os cearenses. A economia cearense e o trabalho não param”, afirmou.
Por setor
Dentre os três setores que compõem o PIB (Serviços, Agropecuária e Indústria), o melhor resultado no Ceará, no segundo trimestre de 2025, comparado com igual período de 2024, ficou com a Agropecuária, com 17,73%, superando o resultado brasileiro, de 10,1%. O segundo melhor desempenho, na mesma comparação, ficou com Indústria, com 3,54%, bem acima do Brasil, de 1,1%, e, finalmente, serviços, com 2,94%, também superando o nacional, de 2,0%.
Participaram da divulgação do PIB, o diretor Geral do Ipece, Alfredo Pessoa, e os titulares da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), Ricardo Pereira, da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), Fábio Montenegro e da Diretoria de Estudos Sociais (Disoc), José Meneleu Neto. A elaboração do PIB de 2025, segundo trimestre, contou com a participação dos analistas de Políticas Públicas Nicolino Trompieri Neto, que coordenou a equipe formada pelos também analistas Witalo Paiva; Alexsandre Lira e José Freire Júnior, e por Cristina Lima, assessora Técnica, todos integrantes da Diec.