
No Brasil, onde o salário do trabalhador brasileiro não chega até o final do mês, economizar não é só uma necessidade, mas uma habilidade estratégica. Um levantamento inédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do País, em comemoração ao Dia do Cliente (15/09), revela que 20% dos consumidores - mais de 34,4 milhões de pessoas - podem ser classificados como “caçadores de descontos”: um perfil que combina atenção, criatividade e uso de ferramentas digitais para fazer o dinheiro render mais.
Pesquisa e troca de informações
Segundo a análise gerada pela solução de inteligência de dados Insights Hub, o comportamento desses consumidores, que se enquadram neste perfil de consumidores, vai além da simples busca por preços menores. Ele envolve pesquisa, troca de informações em grupos online, uso de cupons e comparação entre marcas, especialmente em datas promocionais.
Buscas online
Dentre os brasileiros que buscam descontos no momento da compra, 78,2% também correspondem ao perfil de compradores online, reforçando que o digital é o principal ambiente de consumo desse público e onde a busca por oportunidades de economia se torna ainda mais intensa. Segundo a análise, o grupo de caçadores de descontos é majoritariamente composto por mulheres (55,2%), com forte representatividade de consumidores entre 34 e 48 anos (47,3%) – sendo os idosos com mais de 65 anos os que menos se adequam ao perfil, com 5,3%. Confira abaixo um gráfico que mapeia a faixa etária desse conjunto:
Classe C se destaca
A pesquisa mostra que metade dos “caçadores de descontos” pertence à classe C, com renda de até R$ 4 mil mensais. Ainda assim, o perfil se distribui entre diferentes faixas de renda: 18% têm renda entre R$ 4 mil e R$ 8 mil. A maioria (73,6%) possui limite de até R$ 1 mil para compras — reforçando a mentalidade de economia e planejamento.
O estudo foi realizado por meio da solução de inteligência de dados Insights Hub, que analisa perfis de consumo a partir de diferentes recortes, como gênero, faixa etária, classe social e capacidade de pagamento.