Empresa Vitória investe em 10 novos ônibus com tecnologia de baixa poluição

vitoria
A tecnologia dos novos ônibus oferece avanços significativos, com reduções de até 95% nas emissões de óxidos de nitrogênio e 98% de partículas finas em comparação aos modelos diesel convencionais Foto: Divulgação

O transporte público coletivo é mais do que um serviço essencial: é uma poderosa ferramenta para promover a sustentabilidade, fortalecer a cidadania e impulsionar o desenvolvimento das cidades.

Primeira empresa no Ceará a implementar o padrão Euro 5 em toda a sua frota, a Vitória reafirma sua posição de liderança ao incorporar agora 10 novos ônibus com a tecnologia Euro 6, consolidando 36% de sua frota já com o padrão mais avançado no controle de emissões veiculares.

Redução de emissões

Essa tecnologia oferece avanços significativos, com reduções de até 95% nas emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) e 98% de partículas finas (PM) em comparação aos modelos diesel convencionais utilizados antes das regulamentações de emissões.

A medida garantindo conformidade com padrões globais, ar mais limpo, menos impactos nas mudanças climáticas e melhor saúde pública. Cada ônibus Euro 6 em operação equivale, em termos de redução de emissões, a substituição de 30 ônibus antigos no caso de NOx e até 100 no caso de partículas finas.

Sustentabilidade

Para além da modernização tecnológica, a Empresa Vitória reforça sua meta de tornar o transporte coletivo a principal alternativa para a mobilidade urbana sustentável. Segundo explicou o diretor-executivo da Vitória, Luis Guimarães, “nosso propósito é atrair, cada vez mais, passageiros para o transporte coletivo, mostrando que é possível aliar sustentabilidade, tecnologia e qualidade de serviço para cidades mais inteligentes e integradas.”

Este enfoque vai ao encontro de estudos, como o divulgado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), que aponta que a promoção do transporte coletivo pode reduzir em mais de 30% as emissões de CO₂ em grandes centros urbanos. Cada ônibus em circulação é capaz de retirar das ruas dezenas de carros, diminuindo congestionamentos e aliviando os impactos do transporte individual.