Café com RH: Unimed Fortaleza traz atualização e reflexões sobre tendências do mercado

unimed
Abriram o Café com RH, Marcos Aragão (Presidente da Unimed Fortaleza), Flávio Ibiapina (Diretor Administrativo-Financeiro) e também Fabrício Martins (Diretor Comercial) Foto: Regina Carvalho

Para pensar o hoje e o futuro próximo, a médio ou a longo prazo, do ponto de vista dos Recursos Humanos, mercado e tendências.

A 17ª edição do Café com RH, da Unimed Fortaleza, lotou o Teatro RioMar, na quarta-feira (2), com mais de 900 profissionais ávidos para ouvir, ver e formar opinião sobre inovação, gestão e relacionamento.

Da Inteligência Artificial (IA) à saúde mental e felicidade, só citando um pouquinho dos diversos temas que foram tratados, foi um dia para enriquecer a mente e que deixou muito para refletir.  “O Trabalho em Transformação: a era da aprendizagem contínua” foi o tema central do encontro.

Evento consolidado

Com nomes de relevância subindo ao palco, o conteúdo foi repassado de uma forma palatável, acessível e muitas vezes também divertida. Abriram o evento, Marcos Aragão (Presidente da Unimed Fortaleza), Flávio Ibiapina (Diretor Administrativo-Financeiro) e Fabrício Martins (Diretor Comercial). De acordo com Aragão, "o evento é divisor de águas em RH no Estado do Ceará". Ele destacou o papel da Unimed Fortaleza ajudando na transformação da sociedade e estando perto das pessoas.

Futuro com a IA

O jornalista e pesquisador em IA, Ben-Hur Correia, fez um panorama inquietante sobre a Inteligência Artificial, evolução da tecnologia e mercado de trabalho. Segundo ele, é fato que a IA é irreversível. A questão posta, ressalta, é até que ponto a nossa colaboração com essas ferramentas amplifica nossa capacidade e onde o ser humano pode ser melhor que ela. Em não sendo assim, "a gente fica com a percepção de que realmente a gente sempre vai ser substituído por uma ferramenta de IA e isso não é verdade. Há zonas e campos onde a gente consegue ter um desempenho melhor", assinalou.

A partir de 2030, conforme Ben Hur, o cenário é mais difícil de prever, diante do uso da IA. Segundo projeta, haverá uma redefinição do significado de trabalho na sociedade, diante de custos de produção mais baixos, refletindo em produtos mais baratos e mudança total de funções e profissões. A expectativa é que as principais nações do mundo tenham que pensar em criar uma renda básica universal, diante do desacoplamento parcial entre trabalho e subsistência.

Mente e comportamento

“Os Mentalistas”, dupla formada pelos psicólogos Beto Parro e Rafa Moritz, criaram experiências interativas, ao passo em que exploraram, de maneira surpreendente, um pouco sobre a mente e o comportamento humano. Também realizaram palestras Márcio Atalla, Michel Alcoforado, Jessica Gonzales e Bianca Vilela.

O dia teve muito mais e contou com a condução sempre bem-humorada do cerimonialista Wladson Sidney, com a performance do Grupo Blitz, além de feira de negócios e show, para fechar.

Impacto positivo

Para Maria Tereza Ramos, gerente de Marketing da Unimed Fortaleza, é recompensador ver como a iniciativa vem impactando tantas pessoas ao longo dos anos. “É uma enorme satisfação ver o Café com RH crescer com um sucesso cada vez maior. Fazer parte dessa história de compartilhamento de conhecimentos e inspiração para líderes e profissionais nos enche de orgulho. Acreditamos que a troca de experiências transforma realidades e nos ajuda a construir ambientes de trabalho mais humanos, inovadores e resilientes”, destacou.