
A Enel Distribuição Ceará, em parceria com o Instituto de Assistência e Proteção Social (IAPS) e a empresa Reeecicle, inaugurou um ecoponto voltado para o descarte de resíduos eletrônicos no centro do IAPS, em Fortaleza. A iniciativa faz parte do programa Ecoenel e oferece aos clientes a oportunidade de trocar eletrônicos obsoletos ou inutilizáveis por desconto na conta de energia elétrica.
O que descartar
No novo ponto de coleta, os clientes poderão entregar equipamentos eletrônicos como celulares, notebooks, tablets, carregadores, impressoras, pequenos eletrodomésticos e outros aparelhos eletrônicos. O processo de recolhimento e recondicionamento será conduzido pela Reeecicle, garantindo o descarte correto e a destinação sustentável desses materiais.
“Além de gerar benefícios financeiros para os clientes, o Ecoenel incentiva a reciclagem e o descarte correto de eletrônicos, contribuindo para a preservação ambiental e para uma cultura de responsabilidade social”, destaca Ana Cilana Braga, responsável de Sustentabilidade da Enel Distribuição Ceará.
Demanda
Fortaleza e Região Metropolitana detém vários pontos de descarte de recicláveis, no entanto existe uma enorme carência de locais para descartar eletrônicos, que se avoluma cada vez mais.
O ecoponto do IAPS é mais uma iniciativa do Ecoenel no Ceará, que busca ampliar a conscientização sobre a reciclagem de resíduos e o impacto positivo que atitudes sustentáveis podem gerar na sociedade.
Desconto e brinde
Para participar da ação é simples. O cliente deve levar os resíduos eletrônicos ao Ecoponto do IAPS junto com a fatura de energia atualizada da Enel. A cada 15 kg de resíduos entregues, o cliente recebe um brinde exclusivo oferecido pela Enel, limitado a uma unidade por consumidor. A campanha terá duração inicial de dois meses.
Sobre o Ecoenel
O Ecoenel é viabilizado pelo Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e consiste na troca de material reciclado por bônus na conta de luz, aliando a formação de uma rede de parcerias entre cliente, empresa e reciclador, com foco na economia, na sustentabilidade e na conscientização da população.
Entre 2019 e 2024, o Ecoenel concedeu mais de R$ 6,7 milhões de reais em bônus na conta de energia dos cearenses, beneficiando mais de 138 mil pessoas e fazendo o descarte correto de 20,8 mil toneladas de resíduos. Com esses números, o programa contribuiu para preservar 160 mil árvores e economizar mais de 86 milhões de kWh de energia, impedindo que 60,7 mil toneladas de CO2 fossem lançadas no meio ambiente.