Vai ser dada a largada no 25º Festejo Ceará Junino tomando conta do calendário cultural do Estado. O evento acontece entre os meses de junho e julho, abrangendo todas as macrorregiões cearenses. Promovido pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult Ceará), o Festejo é uma das maiores celebrações da cultura popular brasileira e reúne centenas de grupos juninos em etapas classificatórias espalhadas pelo Estado.
O Festejo Ceará Junino chega à sua 25ª edição com uma marca histórica: a realização do 20º Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas, que tem a previsão de realizar a grande final do certame entre os dias 17 e 20 de julho, em Aracati. Ao todo, mais de 250 quadrilhas participarão da programação, que ocorrerá em 18 municípios cearenses, entre eles: Quixeramobim, Juazeiro do Norte, Tauá, Meruoca, Croatá e Fortaleza.
Etapas
Cada etapa regional do festival destaca uma quadrilha vencedora que participa da final estadual. Com isso, o encerramento do campeonato promete movimentar o litoral leste cearense, que pela primeira vez recebe a final do campeonato, com apresentações das 21 quadrilhas classificadas para a final.
Memória e raízes
A secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, destaca que o evento vai muito além da competição. “O Festejo Ceará Junino é mais do que um evento. É a celebração de um povo que preserva sua memória, fortalece suas raízes e transforma tradição em futuro. Em cada apresentação, vemos a força das comunidades e o talento dos artistas populares”, afirma.
A valorização da tradição é sustentada por uma política pública das mais consolidadas do país, com 28 anos de atuação contínua. O edital Festejo Ceará Junino, lançado anualmente, garante apoio à realização de festejos em todo o estado e a manutenção de grupos, mestras e mestres da cultura, brincantes e lideranças populares.
Patrimônio imaterial
Com isso, o impacto do festival vai além do campo cultural. Além de valorizar o patrimônio imaterial, o evento também gera impacto econômico direto por meio da cadeia da economia criativa, estimulando o turismo e o desenvolvimento econômico, por meio do comércio local e da geração de renda nas comunidades envolvidas.
Serviço
25º Festejo Ceará Junino – Etapas Classificatórias (junho e julho de 2025)
Realização: Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará)
Produção: Assum Preto Produções
Etapas Classificatórias: 19 de junho a 12 de julho, em 21 festejos regionais
Grande Final - 20º Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas: 17 a 20 de julho de 2025
Local: Aracati (Ceará)