
No Dia do Consumo Consciente, a Natura reforça seu compromisso com a prosperidade coletiva e destaca o poder da escolha do consumidor na geração de impacto socioambiental positivo. Isto porque a cada R$1 vendido pela Natura, R$2,50 são gerados para a sociedade e a natureza. Na mesma proporção, R$80 reais em receita se transformam em R$200 num ecossistema de prosperidade.
A Natura mede resultados socioambientais da operação, como renda da rede de Consultoras, parcerias com comunidades da Amazônia, clima e circularidade, entre outros. Este valor é inerente aos processos da companhia, como compras de insumos, repartição de benefícios e formação educacional de parceiros.
Impacto positivo
“Quanto mais vendemos produtos, mais geramos impacto positivo para as pessoas e o mundo, para além do nosso ecossistema. Escolhemos investir em práticas que geram frutos, e a escolha consciente do consumidor potencializa isto”, diz Agenor Leão, Vice-Presidente de Negócios da Natura. Ao medir esses resultados, a Natura busca dar transparência para que qualquer pessoa possa entender mais sobre os efeitos das suas próprias escolhas.
Cálculo
Quando você compra um produto Natura, parte da receita é direcionada em várias frentes: paga salários dignos, remunera consultoras e comunidades agroextrativistas, financia cursos e iniciativas educacionais, mantém a floresta em pé e apoia serviços públicos via impostos.
Por meio de uma ferramenta chamada iP&L (Integrated Plan and Loss), especialistas conseguem transformar esses impactos positivos em números ao usar dados de saúde e ambientais. No fim, se vê que cada real que entra na Natura volta em dois reais e meio de valor para as pessoas e a natureza.
“O iP&L é como um extrato bancário da mudança que geramos no mundo. Além de mostrar quanto a Natura ganhou ou investiu, ele mostra o quanto que consumir os nossos produtos nos ajuda a levar benefícios às comunidades da Amazônia, aos catadores das cooperativas, às Consultoras de Beleza e tantos outros ecossistemas dentro e fora da empresa”, explica Agenor.
A compra de um produto Natura aciona fluxos que geram valor para a sociedade, como:
• Apoio à Renda e Empreendedorismo: o dinheiro que entra via compra remunera as Consultoras, gerando renda, formação e bem-estar para quem empreende.
• Valorização da Amazônia: as parcerias na Amazônia, que incluem a compra de insumos e a repartição de benefícios, geram valor social e ambiental para mais de 10 mil famílias que, juntas, ajudam a conservar 2,2 milhões de hectares de floresta. Em 2024, a Natura compartilhou R$ 48,5 milhões em recursos nas comunidades.
• Educação Pública: o Instituto Natura recebe 100% do lucro da linha de produtos Crer Para Ver e investe em educação pública.
• Circularidade: o compromisso da Natura com a circularidade das embalagens impacta diretamente cooperativas de reciclagem, aportando desenvolvimento social e ambiental.
Linha Ekos
Com 25 anos de atuação na Amazônia, a Natura se estabeleceu como pioneira no uso cosmético de bioativos da sociobiodiversidade brasileira. Essa atuação fortalece a bioeconomia e é essencial para o consumo consciente, incentivando cadeias de ingredientes e pessoas que mantêm a floresta em pé.
A linha Ekos, fundada em 2000, é o símbolo deste compromisso. Ao escolher Ekos, o consumidor apoia a renda de quem empreende e valoriza a Amazônia, contribuindo para a conservação e regeneração ambiental na região.
Cinco produtos de escolhas conscientes:
Natura Kaiak Aventura Intensa Masculino e Feminino 100 ml - R$185,90
Disponível nas versões masculina e feminina, é um convite para reconexão com a natureza pelo contato com a energia pulsante das cachoeiras mais intensas. A versão masculina combina o frescor potente com notas aromáticas e amadeiradas, criando uma fragrância perfeita para o homem que se move em busca de novas experiências. Já a versão feminina une notas florais, frutais e aquosas para uma experiência vibrante e energizante, ideal para a mulher que vive a vida intensamente. As embalagens de Kaiak são produzidas com 70% de plástico reciclado, proveniente do litoral brasileiro.
Natura Ekos Des Col Ryo Floresta 75ml - R$189,90
Possui caminho olfativo Aromático Verde, com óleos essenciais da biodiversidade amazônica, como Breu Branco, Pataqueira e Estoraque, trazidos para a perfumaria mundial pela Natura. Resultando em uma fragrância intensa que combina cheiros de selva úmida, frescor verde do gálbano e notas amadeiradas de patchouli, cedro e âmbar. produto está conectado à iniciativa Rios Vivos, que promove uma cadeia sustentável de plásticos reciclados, com comunidades ribeirinhas e cooperativas de municípios da Amazônia.
Concentrado de Natura Ekos Castanha – R$ 78,90
Com 95% de ingredientes naturais, fórmula cremosa, não pegajosa e de rápida absorção, o produto entrega mais potência na fortificação e reparação da pele, oferecendo uma melhora imediata na textura e combatendo intensamente o ressecamento. A ação do óleo bruto de castanha, rico em ômegas 6 e 9, auxilia no combate direto ao ressecamento, estimulando proteínas reestruturantes da pele. O frasco refilável, feito 100% com plástico retirado dos rios da Amazônia, é reutilizável, e o concentrado apresenta uma redução de 81% no uso de material plástico em relação ao refil convencional, o que diminui em 55% a geração de resíduos. A bottle and a box
Fluido de Massagem para o Corpo Natura Ekos Andiroba - R$76,90
Auxilia no relaxamento das tensões diárias que se acumulam nas costas, ombros, pescoço, pernas e pés. Reduz a sensação de inchaço do corpo e alivia a sensação de cansaço das pernas e pés. A cadeia produtiva da andiroba gera renda para centenas de famílias de comunidades parceiras, contribuindo para a conservação da floresta.
Sabonete em Barra Puro Vegetal Cremoso Ekos Cacau - R$ 41,90
Feito de base vegetal, com manteiga bruta de cacau da Amazônia, estimula até duas vezes mais produção de colágeno. Limpa e perfuma o corpo com as notas frescas e cremosas. Mantém a hidratação natural da pele. A produção do cacau regenerativo beneficia 189 famílias no Pará e fortalece o propósito de regeneração ambiental e social da marca.