Cachaça é bebida ícone do regionalismo no País

img1
Desde 2012, a cachaça é reconhecida internacionalmente como um produto exclusivamente brasileiro

A cachaça é a nossa bebida tradicional, um patrimônio que todos nós devemos ter orgulho. Cheia de história, é uma das opções mais consumidas no mercado de destilados e tem um espaço muito grande na cultura, no turismo e na economia do nosso País. Nesta segunda-feira (13/9) comemora-se o Dia da Cachaça

Desde 2012, ela é reconhecida internacionalmente como um produto exclusivamente brasileiro – só se pode chamar de cachaça a bebida destilada de caldo de cana produzida em território nacional. 

É como o champagne – só se pode chamar de champagne o espumante produzido nessa região francesa de mesmo nome. É uma opção que não pode faltar no seu bar, seja para fazer uma bela caipirinha para seus amigos ou para beber purinha mesmo.

Números do mercado

Já existem 5.523 marcas de cachaça e aguardente disponíveis no mercado para comercialização, coleção e degustação destes destilados. 

Em 2020, o número de marcas de cachaça registradas aumentou 18,5%, na comparação com 2019. Já na quantidade de marcas o incremento foi de 11,3%. São 4.743 marcas de cachaça e 780 marcas de aguardente registradas no País. Em 2019 eram, respectivamente, 4.004 e 701. 

Em relação as exportações, no ano de 2018, dados da Expocachaça apontam que a bebida foi exportada para 77 países, com mais de 50 empresas exportadoras, gerando receita de US$ 15,61 milhões (8,41 milhões de litros)
 
Serviço

Receita do Drink Gabriela, do Transamerica Resort Comandatuba, um dos mais pedidos do resort.

 Veja como fazer:

- 70 ml de cachaça ouro

- 03 gomos de limão

- 03 gomos de laranja

- 01 colher de açúcar

- 08 cravos

- 01 canela em pau.

Modo de preparo:

- No copo on the rocks colocar os gomos, açúcar e masserar, depois coloca a cachaça, os cravos, mexer bem colocar o gelo e a canela em pau.