Consul pesquisa consumidor do NE para atender potencial de mercado

consul
Consul lança campanha exclusiva de lavadoras para o Nordeste,
valorizando as tradições culturais e os hábitos regionais

O Nordeste possui enorme potencial de crescimento para o segmento de máquinas de lavar roupa. São nada menos que 10 milhões de lares a serem alcançados (2,5 vezes o mercado anual da categoria) nas regiões Norte e Nordeste, sendo que a maior parte, 4 milhões, no Nordeste, considerando consumidores das classes ABC.

Os dados são da Kantar (2019) e GFK (jan/dez 2020). Além disso, enquanto a categoria de lavanderia no Brasil alcança 66,4% no Brasil, no Nordeste atinge 34%, portanto, com enorme espaço de consumo em aberto.

Campanha

De olho nesse filão, a campanha exclusiva de máquina de lavar roupa da Consul tem foco para o Nordeste, tendo CE, PE, BA e MA como principais praças nas ações de comunicação e relacionamento, dentro do plano direcionado unicamente para esses consumidores.

Segundo a Neotrust/Compre&Confie, os eletrodomésticos tiveram 3,4 milhões de pedidos online, alta de 69,6% em relação a igual período do ano passado.

Conhecer e atender

A Whirlpool, líder em eletrodomésticos para cozinha e lavanderia com as marcas Brastemp, Consul, KitchenAid, Compra Certa e B.blend, está apostando diretamente no consumidor nordestino.

A empresa encomendou pesquisa qualitativa para conhecer de maneira profunda o comportamento dos consumidores (A, B, C) da Região e sua relação com a tarefa de lavar as roupas. Foram ouvidos homens e mulheres de 25 a 35 anos, classes A, B e C, em oito cidades de PE, MA, BA e CE.

Entre as constatações verificou-se que lavar roupa é sinônimo de cuidado; tem que ser prático e bem lavado e há fatores que influenciam na relação do consumidor nordestino com o segmento de máquina de lavar roupa relativos ao clima, cultura local e economia.

Escolhas

“Nosso propósito é estar junto dos nossos consumidores e consumidoras, facilitando seu dia a dia, tirando a parte pesada do processo, mas respeitando o espaço para o cuidado com suas peças, com sua família. Fizemos questão de um time de especialistas locais para estruturar e produzir a campanha. Juh Almeida, diretora baiana, fez um lindo trabalho na para o filme [Com você, a gente cuida]”, comenta Allyne Magnoli, diretora de Marketing da Whirlpool, dona da marca Consul.

Aquisições

Segundo a Neotrust/Compre&Confie, os eletrodomésticos tiveram 3,4 milhões de pedidos online, alta de 69,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Além de ter demanda recorrente e volumosa entre consumidores, o setor de eletrodomésticos também movimenta muito dinheiro no País. A produção dessa indústria cresceu 15,6% entre janeiro de 2020 e de 2021, segundo a Abinee, e a previsão da Statista é que a receita do setor tenha uma alta anual de 2,91% até 2025.